O que é a Bíblia em plena era pós-moderna humanista

Se a verdade da Bíblia for relativa e não absoluta o que nos restará, irmãos?

Fonte: Guiame, Roberto CruvinelAtualizado: segunda-feira, 22 de julho de 2019 às 15:00
(Foto: Reprodução/Thinkstock)
(Foto: Reprodução/Thinkstock)

A Bíblia Sagrada é minha única regra de fé e prática. Ela é a Palavra de Deus. É propósito de Deus que eu, como cristão, me submeta à ela:

Sl 119:11 "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."

É vontade de Deus que eu a pratique para não ser enganado:

Tg 1:22 "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."

Me preocupa muito, mas muito mesmo, o espírito do pós-modernismo influenciando a igreja tentando nos fazer crer que a verdade é relativa. Não é isso que a Palavra de Deus diz.

Mt 5:37 "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno."

Minha pergunta: É correto aceitar da Palavra somente o que nos convêm? Hoje já encontramos Bíblias adaptadas aos pontos de vistas dos homens, modificadas para não melindrar o comportamento pecaminoso das pessoas. Essas modificações podem ser chamadas de Palavra de Deus? Certamente que não. Pedro, inspirado pelo Espírito Santo disse que realmente existem coisas difíceis de entender:

2 Pd 3:16 "ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles."

Porém, existem outras que são muito claras. Qual seria o argumento para contraditar aquilo que claramente Deus condena senão a própria pecaminosidade humana? Deus e Sua Palavra devem ser subservientes a nós, ou nós a Ele?

Rm 3:3,4 "Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? 4 De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgado."

Se a verdade da Bíblia for relativa e não absoluta o que nos restará, irmãos? Sentimento de felicidade em algum momento?

Jr 17:9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"

Está escrito:

Jo 17:17 "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade."

Então, ainda que dentro de mim haja uma guerra entre minha carne e o Espírito (Gl 5.17), o Senhor me dará graça, mesmo sendo rotulado como fundamentalista, radical ou qualquer outro adjetivo que seja, para declarar que creio na Bíblia corretamente interpretada. Creio que somos responsáveis por nossos atos e alguns deles trazem severas consequências (Gl 6.7). Creio que o Senhor nos ajuda em nossas necessidades e a BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS.

Por Roberto Cruvinel, pastor da Igreja AD Pleroma e O Brasil para Cristo, mestre em Teologia, especialização em Filosofia Cristã, Professor de grego bíblico - Diretor da Escola Teológica Pr. Virgílio dos Santos Rodrigues.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições