MENU

Israel

Antissemitismo: Judeu é atacado por homem em frente aos filhos no Canadá

Um pai foi espancado na frente de seus três filhos pequenos, em um parque de Montreal, na última sexta-feira (8).

Fonte: Guiame, com informações de The Times of Israel e CBC News Atualizado: terça-feira, 12 de agosto de 2025 às 18:32
O judeu ortodoxo foi espancado em frente aos três filhos. (Foto: Reprodução/Instagram/Gabriel Ferrigno).
O judeu ortodoxo foi espancado em frente aos três filhos. (Foto: Reprodução/Instagram/Gabriel Ferrigno).

Um pai judeu foi espancado por um homem em frente aos filhos pequenos, em um parque no Canadá, na última sexta-feira (8).

Segundo a polícia local, a vítima, de 32 anos, estava caminhando com os três filhos no Dickie Moore Park, em Montreal, quando um homem se aproximou e atirou nele a água em que estava em sua garrafa.

Em seguida, o agressor empurrou o judeu e deu vários socos em seu rosto e chutes. Antes de fugir, o suspeito ainda tirou o quipá (cobertura judaica) do pai e o jogou em uma fonte de água.

Um vídeo do momento, gravado por uma moradora que presenciou o ataque, viralizou na internet e provocou indignação.

As imagens mostram que um dos filhos ficou agarrado ao pai durante o ataque covarde. As crianças tinham idades de 9, 6 e 3 anos. O criminoso fugiu do local, antes que os policiais chegassem.

A vítima, um judeu ortodoxo, foi hospitalizada com ferimentos não fatais. Ele teve o nariz quebrado e ficou com vários hematomas faciais.

O ataque foi condenado pela comunidade judaica de Montreal e gerou protestos contra o aumento do antissemitismo no Canadá.

Mayer Feig, porta-voz da comunidade judaica hassídica de Montreal, relatou à CBC News que a vítima "está “muito, muito, muito traumatizada", mas que sua família está bem.

Feig afirmou que o agressor não falou nada durante o ataque, mas que acredita ter sido um crime de ódio contra o judeu.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, divulgou um comunicado no X condenando o ataque. “Um ato terrível de violência. Todos no Canadá têm o direito inalienável de viver em segurança", afirmou ele.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, classificou o episódio como um “ataque antissemita” e entrou em contato com o judeu canadense agredido e convidou ele e a família para visitar Israel no futuro.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar, também se manifestou em uma postagem no X, dizendo que está "preocupado com o aumento do antissemitismo contra a comunidade judaica no Canadá".

Na segunda-feira (11), a polícia canadense prendeu Sergio Yanes Preciado, de 23 anos, acusado de espancar o pai judeu.

Um relatório do Ministério da Diáspora em conjunto com a Organização Sionista Mundial e a Agência Judaica, mostrou que incidentes antissemitas aumentaram 800% no Canadá, desde o início da guerra Israel-Hamas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições