Expulsos de aldeia após conversão, cristãos recusam voltar a antigas práticas indígenas

Conflito entre indígenas continua sem solução no sul do México

Fonte: Guiame, com informações da Portas AbertasAtualizado: sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 às 13:55
México
México

No estado de Chiapas, no sul do México, as tensões estão aumentando entre os indígenas que se convertem ao cristianismo e os indígenas que misturam o cristianismo trazido pelo conquistador europeu com costumes e práticas indígenas.

Em 2012, um grupo de indígenas foi expulso da aldeia por terem se convertido. Agora, 47 desses cristãos vêm negociando o retorno à aldeia, e os líderes da aldeia autorizaram, desde que eles retornem às práticas antigas religiosas e à tradição indígena.

O governo do Estado já havia assegurado a reintegração desses cristãos, garantindo proteção à liberdade religiosa, mas tudo voltou a estaca zero quando eles se negaram a voltar à religião antiga e afirmaram manter a fé em Jesus.

As negociações entre os líderes da aldeia e os funcionários do governo continuam, mas sem nenhuma expectativa de solução a curto prazo.

Leia também:

Relatório anual da ONG HRW frisa descumprimento dos direitos humanos nas América Latina

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições