Missão treina líderes com pouco acesso à Bíblia na República Democrática do Congo

A Samaritan's Purse criou o projeto para treinar líderes que têm pouco acesso à Bíblia em aldeias remotas no país.

Fonte: Guiame, com informações de Samaritan's PurseAtualizado: terça-feira, 12 de agosto de 2025 às 14:42
Líderes de várias aldeias aprenderam a ensinar a Bíblia na República Democrática do Congo. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)
Líderes de várias aldeias aprenderam a ensinar a Bíblia na República Democrática do Congo. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)

A missão Samaritan's Purse está promovendo escolas bíblicas para equipar pastores a estudar e ensinar a Palavra de Deus em aldeias remotas na República Democrática do Congo.

Dezenas de pastores comemoraram a conclusão da mais recente turma do curso em Niangara, após meses de duração.

No último dia de aulas na província de Bas-Uélé, o pastor congolês Bakutu Eyabawi Emmanuel preparava suas coisas para a viagem de cerca de 74 quilômetros a pé até sua casa, na região administrativa de Soronga — uma caminhada de três dias.

Durante anos, o pastor Emmanuel esteve à frente na liderança de sua igreja. Embora estivesse confiante de que Deus o escolheu para essa tarefa, ele nunca havia sido treinado.

“Eu tentava pregar, mas não sabia muita coisa. Não sabia o que dizer diante da igreja, não sabia como extrair mensagens das Escrituras e nem conhecia os livros da Bíblia”, disse ele à Samaritan's Purse.

Segundo Emmanuel, em sua aldeia, o acesso à Palavra de Deus é escasso. Até mesmo os pastores frequentemente compartilhavam uma única Bíblia em sua língua. 

“Então, eu soube que a Samaritan's Purse estava dando um treinamento sobre a Bíblia. Há muitas pessoas na minha aldeia que precisam ouvir. Há muitas famílias lá ansiando pela Palavra de Deus. Quando me virem com uma Bíblia, ficarão muito felizes”, contou ele após se matricular no curso.

A missão informou que a falta de acesso às Escrituras e à formação teológica não é incomum para pastores congoleses que servem no interior remoto do país. 

“As igrejas podem se tornar vulneráveis ao sincretismo e a outros erros, já que a necessidade desesperada muitas vezes leva à dependência de suas antigas formas de pensar”, afirmou a Samaritan's Purse.

Fortalecendo a Igreja 

À medida que as equipes da missão atendiam a região com fornecimento de água potável e saúde, os voluntários descobriram a urgência de formar líderes bem treinados. 

Por meio da escola bíblica, a Samaritan's Purse oferece treinamento de nível de seminário aos pastores. Em lugares como a aldeia de Emmanuel, muitas pessoas enfrentaram anos de dificuldades, incluindo ondas de conflito armado e deslocamentos violentos.


Celebração após a formatura de dezenas de estudantes do curso. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)

Emmanuel e outros pastores estudaram doutrina, homilética, cuidado pastoral, história da igreja, evangelismo e discipulado. Durante três meses, eles estudaram juntos, ficaram hospedados nas casas de membros da igreja local, criaram amizades e fortaleceram sua conexão com Deus por meio da Palavra.

“Agradeço a Deus pelos nossos amigos da Samaritan's Purse — por nos ajudarem com a Palavra de Deus”, disse o pastor. 

E continuou: “Eles nos ensinaram bem, e hoje estou feliz. Recebi a habilidade de pregar para as pessoas para que se convertessem, porque eu não sabia o que dizer na frente dos irmãos. Deus me ajudou. Agora, me reconheço plenamente como um Servo de Deus”.

Enquanto se preparava para voltar para casa, o pastor já pensava nas famílias que ansiavam pela Palavra de Deus em sua aldeia.

"Quando eu sair daqui, serei um evangelista e pregarei para toda a minha família e para todos que eu encontrar. Apresentarei as Boas Novas a eles e a qualquer outro que aceitar", concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições