Número de mortos sobe para 3 mil após terremoto em Mianmar; missão pede oração

A Portas Abertas pediu oração por um casal de líderes locais. A esposa grávida está quase ganhando o bebê e não consegue atendimento médico em meio ao caos.

Fonte: Guiame, com informações de Portas AbertasAtualizado: sexta-feira, 4 de abril de 2025 às 15:08
Parceiros locais da Portas Abertas estão mobilizados para o socorro das vítimas dos terremotos em Mianmar (Foto: Jiang Chao/Xinhua/Alamy Live News).
Parceiros locais da Portas Abertas estão mobilizados para o socorro das vítimas dos terremotos em Mianmar (Foto: Jiang Chao/Xinhua/Alamy Live News).

O número de mortos pelo forte terremoto em Mianmar subiu para mais de 3 mil, enquanto o país luta para atender feridos e para se recuperar.

Na última sexta-feira (28), dois terremotos consecutivos de magnitudes 7,7 e 6,4 atingiram Mianmar. Mais de 4 mil ficaram feridos e mais de 300 ainda estão desaparecidos, de acordo com agências de notícias Reuters.

O terremoto causou danos em vários edifícios, como o aeroporto Mandalay — segunda maior cidade do país — além de afetar igrejas e os cristãos perseguidos.


Uma igreja local ficou destruída após o terremoto no Mianmar. (Foto: Portas Abertas).

O prédio que Caleb*, um pastor local, usava para abrigar cristãos deslocados teve as paredes rachadas pelos terremotos. 

“Isso resultou em danos graves à sala de oração do andar superior, onde o teto desabou e os móveis ficaram tombados e quebrados. A perna de um jovem foi gravemente ferida enquanto ele tentava escapar do prédio”, contou o pastor, à Portas Abertas.

O governo declarou estado de emergência e pediu ajuda internacional para lidar com a situação.

Pedido de oração especial

Líderes locais, apoiados pela Missão Portas Abertas, estão mobilizados para apoiar o trabalho de resgate e levar ajuda emergencial para os afetados pelos tremores.

A missão fez um pedido de oração especial pelo parceiro local Noah*, que atua na região central de Mianmar e por sua esposa, Lin*. A cristã está grávida e o parto está previsto para a terceira semana de abril.

“Quando o terremoto ocorreu, Noah estava fora, por isso Lin estava sozinha em casa. A experiência aterrorizante causou um trauma significativo, que afetou tanto ela quanto o bebê. Além disso, Lin tem sentido sintomas incomuns, o que levou o casal cristão a procurar um hospital próximo”, relatou a Portas Abertas.

Porém, muitos hospitais foram afetados pelo terremoto e outros estão ocupados atendendo casos de emergência dos atingidos. 

“Por favor, ore para que eles encontrem uma instalação médica que ofereça o atendimento urgente de que Lin precisa e pela continuidade do trabalho de parceiros locais como Noah em socorro às vítimas dos terremotos em Mianmar”, solicitou a missão.

Doação para os afetados

A Portas Abertas iniciou uma arrecadação online para ajudar os afetados em Mianmar em suas necessidades básicas, como alimentação, remédios, água e artigos de higiene. Doações podem ser realizadas através do site da missão.

O país ocupa o 13º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2025, que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

A Junta Militar de Mianmar tem reprimido o cristianismo no país, em meio à guerra civil entre o exército e as milícias rebeldes.

Desde quando tomaram o poder em Mianmar, em fevereiro de 2021, os militares têm governado sob um regime budista-nacionalista, prendendo pastores, destruindo igrejas e vigiando cristãos.

*Nomes alterados por motivos de segurança.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições