Opressão a cristãos aumenta durante a pandemia na África e Ásia

Relatório global mostra propriedades de igrejas destruídas, crentes sem ajuda humanitária e vitimados de violência durante o bloqueio.

Fonte: Guiame, com informações do UG Christian NewsAtualizado: quarta-feira, 12 de agosto de 2020 às 17:34
Cristãos oram na África. (Foto: Reprodução / Tyler Hutcherson)
Cristãos oram na África. (Foto: Reprodução / Tyler Hutcherson)

A Release International, uma organização sem fins lucrativos que monitora e relata a perseguição de cristãos ao redor do mundo, diz que a opressão e a discriminação contra os crentes em Cristo pioraram durante a pandemia Covid-19.

A instituição de caridade, que atende cristãos em mais de 30 países, disse que as propriedades da Igreja foram demolidas durante o bloqueio e que muitos crentes tiveram comida e ajuda humanitária negada por governos e ONGs por causa de sua fé.

Este relatório global chega em um momento em que sites de mídia social em Uganda foram inundados com informações sobre restrições desiguais de coronavírus e demolição ilegal de prédios de igrejas, uma congregação em Ndeeba, na divisão de Lubaga.

“A Covid-19 está tendo um impacto devastador na vida de muitos cristãos pobres. Em lugares hostis à fé, os cristãos estão passando por dificuldades crescentes”, disse o CEO da Release International, Paul Robinson.

“A comida agora é escassa. Eles são conseguem trabalhar e não podem ganhar, e o apoio está sendo negado por causa de sua fé”, descreveu.

“Seus gritos de ajuda estão sendo ignorados pelas instituições de caridade locais que distribuem pacotes de alimentos apenas para famílias de outras religiões. Não podemos nos dar ao luxo de atrasar. Esses cristãos precisam de nossa ajuda”, apelou.

Casos

O relatório destacou casos na China, onde cristãos estão sendo presos por se reunirem online para adorar e orar durante o bloqueio.

As autoridades “proibiram totalmente” os serviços religiosos online e reuniões de oração, disseram os parceiros do Release na China.

“Nada que constitua um serviço religioso é permitido”, disseram eles.

Os parceiros da Release International acreditam que o governo chinês está explorando a Covid-19 para aumentar sua repressão contra os cristãos.

“Eles aceleraram as campanhas, como a retirada forçada de cruzes até mesmo contra igrejas sancionadas pelo governo”, disseram os parceiros.

“Pastores foram reunidos por compartilhar o Evangelho e distribuir máscaras faciais nas ruas”, contaram.

Pobreza

Em muitos países, os cristãos experimentaram uma pobreza terrível durante a pandemia.

Na Argélia, não há seguridade social ou apoio do governo, o que deixa muitos cristãos lutando para sobreviver.

Um parceiro da Release na Argélia disse que “muitas famílias cristãs tiveram que parar de trabalhar por causa do bloqueio e perderam sua renda. Eles foram rejeitados pela sociedade e suas famílias por causa de sua fé. A demanda é enorme.”

No Paquistão, a situação tem sido especialmente difícil para convertidos de origem muçulmana porque a única forma de apoio financeiro vem das famílias. As famílias muçulmanas muitas vezes retiram esse apoio aos membros da família que se convertem a uma religião diferente, disse a Release.

“Esses indivíduos foram rejeitados pela sociedade e suas famílias por causa de sua fé”, disseram os parceiros da Release no Paquistão.

Apenas comprar comida e pagar o aluguel se tornou um grande desafio para muitos cristãos empobrecidos, muito menos comprar máscaras faciais e desinfetantes para as mãos.

“O governo não pode apoiar os cristãos nas aldeias, favelas ou olarias”, disseram os parceiros.

No Alto Egito, houve relatos de cristãos que não receberam comida e apoio de organizações que distribuem ajuda.

Relatório de parceiros de lançamento: “As autoridades estão ajudando os muçulmanos, mas não os cristãos. E as igrejas que tentam ajudar estão sendo fechadas por ordem policial”.

Diante da situação calamitosa, instituições cristãs formam parceria para distribuir pacotes de ajuda aos cristãos na Argélia, Etiópia, Egito, Nigéria, Paquistão e Turquia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições