Para driblar censura, cristãos transmitem testemunhos via satélite para evangelizar no Irã

Um programa interativo de televisão por satélite chamado Signal está dando voz aos cristãos perseguidos no Irã.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: terça-feira, 10 de março de 2020 às 12:17
Apresentadores do "signal" do SAT-7 PARS, Reza Jafari e Niloufar Raisi. (Foto: Reprodução/SAT-7)
Apresentadores do "signal" do SAT-7 PARS, Reza Jafari e Niloufar Raisi. (Foto: Reprodução/SAT-7)

Reza Jafari é um cristão iraniano que resolveu usar uma estratégia de comunicação em massa para proclamar o Evangelho em seu país sem que pudesse ser censurado. Como o Irã monitora e censura programas de televisão e a Internet, Jafari decidiu usar a transmissão via satélite.

Convertido ao cristianismo em 2003, Jafaria diz que queria introduzir uma nova maneira de incentivar os cristãos que viviam no Oriente Médio e criou uma plataforma há um ano e meio para permitir que os cristãos compartilhassem seus testemunhos por meio do "Signal", nome do programa.

Os programas produzidos por Jafari também começaram a dar voz aos cristãos iranianos, abandonando formatos de televangelismo onde apenas uma pessoa fala.

"Por algum tempo antes de começarmos a produzir e transmitir o programa, estávamos sempre tentando encontrar uma abordagem única para os cristãos, especialmente aqueles que residiam no país, por serem a sua voz", disse o apresentador do programa ao The Christian Post.

Para chamar a atenção dos iranianos, o apresentador começou a utilizar um novo formato com a exibição de testemunhos de cristãos convertidos principalmente do islamismo, tanto de dentro do país como os que vivem fora.

"A maioria dos programas de TV cristãos [disponíveis na TV via satélite no Irã] são programas de ensino ou programas teológicos que são como um monólogo", explica Jafari.

Testemunhos cristãos

O programa é transmitido para 25 países do Oriente Médio e Norte da África em seu canal de língua farsi, o SAT-7 PARS. Jafari e sua coanfitriã Niloufar Raisi conversam com os crentes através de chamadas pelo Skype, entrevistas pré-gravadas ou chamadas ao vivo. Muitos desses cristãos são muçulmanos convertidos fora do Irã ou crentes que ainda vivem no país.

“Uma história notável e testemunho de alguém que tivemos no programa foi um testemunho pré-gravado de um convertido afegão”, compartilhou Jafari. “Ele fazia parte de um grupo de milícias do Taliban no Afeganistão. Seu trabalho era matar pessoas ou ir à guerra. Sua história e jornada de transformação que ele estava compartilhando em nosso programa foram realmente inspiradoras.

“Seja de uma maneira muito simples ou com palavras simples, é inspirador para nós. Muitas vezes, quando falo com meus colegas ou com o produtor do programa, chamo essas pessoas - como muçulmanos convertidos que decidiram seguir Jesus - eu as chamo de heróis silenciosos. Porque conhecer todas as consequências e ainda decidir seguir a Cristo e permanecer dentro do país e permanecer firme em sua fé, é inspirador. "

Estratégia evangelística

A TV via satélite provou ser uma forma mais segura de comunicação com os cristãos no Irã, em vez da Internet, onde eles podem ser monitorados de perto.

De acordo com a Portas Abertas, um grupo de vigilância sem fins lucrativos, o Irã é classificado como o nono pior país do mundo em perseguição cristã. No entanto, o número de cristãos cresceu no país.

"Durante a década passada, o Irã se tornou a igreja doméstica que mais cresce e cresceu mais rapidamente no mundo", disse Jafari. "E isso também trouxe um alarme maior para o governo monitorar os cristãos e, especialmente, converter-se ainda mais do que antes".

Em 2016, o Portas Abertas estimou que aproximadamente 400.000 cristãos viviam no Irã; esse número provavelmente dobrou para 800.000 nos últimos três anos.

“[Os cristãos no Irã] são incentivados a saber que não são as únicas pessoas que passam por momentos difíceis. Existem pessoas em uma situação semelhante”, disse Jafari. "Mas eles descansam na esperança viva de que Deus está por trás deles e Deus está com eles."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições