4 religiões se tornam disciplinas em escolas municipais

4 religiões se tornam disciplinas em escolas municipais

Atualizado: Segunda-feira, 25 Junho de 2012 as 8:50

100 professores já estão sendo selecionados para lecionarem a alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 80 escolas municipais do Rio de Janeiro.

A matéria aplicada por eles a partir do segundo semestre será religião. O modelo será confessional, ou seja, voltado para cada credo. A princípio, serão 45 docentes católicos, 35 evangélicos, dez espíritas e dez de religiões afro-brasileiras.

Mas, como o assunto é polêmico e nem toda a sociedade aprova a decisão, somente terão aulas de religião os alunos que os pais autorizarem na pré-matrícula. Os não autorizados terão a matéria substituída por 'educação de valores'.

A regra estabelece que os profissionais contratados “devem ser credenciados pela autoridade religiosa competente, que exigirá formação obtida em instituição por ela mantida ou reconhecida”. É exigido ainda nível superior com licenciatura plena, sem especificação de disciplina.

Leia também:

"Estou maravilhado", diz jogador Léo Moura após ser batizado 

O Deus que tudo vê também a todos ama

Um dos pontos decididos na proposta de implantação de religião na educação é a diversidade, ou seja, as diferentes crenças. Outro alerta é ao fato de que a disciplina não deve ser usada como catequese e que não deve tomar o tempo de outras disciplinas.

Apesar da novidade, o assunto continua sendo motivo de discórdia entre as partes. Enquanto uns acreditam no direito à diversidade cultural e religiosa dentro das escolas, outros acreditam que os dois assuntos não devem ser misturados.


com informações de o Globo

veja também