6 em cada 10 adultos nos EUA afirmam ser cristãos, aponta pesquisa

A Pesquisa de Cenário Religioso do Pew é o maior estudo conduzido pela instituição, abrangendo entrevistas com 36.000 americanos entre 2023 e 2024.

Fonte: Guiame, com informações do Baptist NewsAtualizado: quarta-feira, 21 de maio de 2025 às 15:25
A maioria dos protestantes entrevistados se identifica com tradições batistas. (Imagem ilustrativa gerada por IA)
A maioria dos protestantes entrevistados se identifica com tradições batistas. (Imagem ilustrativa gerada por IA)

O Estudo do Panorama Religioso do Pew Research Center revelou que seis em cada dez adultos nos EUA atualmente se identificam como cristãos.

Ao longo do tempo, essa porcentagem diminuiu gradualmente, conforme registrado pela pesquisa longitudinal do Pew. Em 2007, era de 78%; em 2014, caiu para 71%; e agora, está em 62%.

Mas a boa notícia é que nos últimos cinco anos, a parcela da população cristã tem se mantido relativamente estável, variando entre 60% e 64%.

Do mesmo modo, as taxas de oração e participação em cultos permaneceram estáveis na população em geral. As crenças em espiritualidade e fenômenos sobrenaturais continuam amplamente difundidas, embora esses sentimentos estejam diminuindo entre os grupos mais jovens de americanos.

Batistas

Nos EUA, os maiores subgrupos cristãos são os protestantes, que representam 40% dos adultos, e os católicos, com 19% da população.

A maioria dos protestantes entrevistados se identifica com tradições batistas, com a Convenção Batista do Sul ainda no topo da lista. A pesquisa mais recente identificou 91 denominações ou subidentidades cristãs entre os participantes.

Em 2007, 17,2% dos americanos se identificavam com a grande família batista, mas essa proporção caiu para 12% atualmente.

Ainda assim, os protestantes nos EUA continuam com quase o dobro de probabilidade de serem batistas em comparação a qualquer outra denominação cristã.

Enquanto isso, as igrejas não denominacionais seguem crescendo, representando agora 7,1% da população protestante.

Identidades religiosas

Além do Cristianismo, 7% dos entrevistados se identificaram com 14 outras denominações ou identidades religiosas. Esse percentual permaneceu relativamente estável ao longo dos anos, aumentando apenas dois pontos percentuais desde 2007. A maioria desses entrevistados são judeus (1,7%) e adeptos de “outras religiões não cristãs” (2,2%).

Os dados mais recentes do Pew indicam que a parcela de americanos sem afiliação religiosa quase dobrou desde 2007. Esses indivíduos, ao serem questionados sobre sua religião, escolhem “nenhuma” ou “nada em particular".

Os 29% da população identificados pelo Pew como não religiosos correspondem aos 28,1% apontados pelo Instituto de Pesquisa de Religião Pública no ano passado. Assim como o Pew, o PRRI observou que a proporção de pessoas “sem religião” não está diminuindo, embora seu crescimento acelerado esteja começando a desacelerar.

O grupo “nenhum” abrange aqueles que se identificam como “nada em particular”, além de agnósticos e ateus.

A Pesquisa de Cenário Religioso do Pew é o maior estudo conduzido pela instituição, abrangendo entrevistas com 36.000 americanos entre 2023 e 2024.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições