Apenas 4% dos americanos adultos têm cosmovisão bíblica, diz pesquisa

“Quando você coloca os dados em perspectiva, a cosmovisão bíblica está se arrastando para a beira do precipício”, disse o pesquisador.

Fonte: Guiame, com informações de FaithwireAtualizado: quarta-feira, 1 de março de 2023 às 13:31
Cristãos estão abandonando a fé. (Foto representativa: Unsplash/Andrew Seaman)
Cristãos estão abandonando a fé. (Foto representativa: Unsplash/Andrew Seaman)

Um pesquisador alertou que a “cosmovisão bíblica pode estar à beira da extinção” nos EUA. Os resultados de uma nova pesquisa mostram que apenas 4% dos adultos americanos conservam os valores das Escrituras Sagradas.

O Dr. George Barna, diretor do Centro de Pesquisa Cultural (CRC) da Arizona Christian University, fez a publicação na terça-feira (28).

Conforme o American Worldview Inventory (Inventário Americano de Visão de Mundo) de Barna, alguns meses antes da pandemia, a porcentagem era de 6%. 

“Quando você coloca os dados em perspectiva, a cosmovisão bíblica está se arrastando para a beira do precipício”, ele explicou. 

‘Teísmo Bíblico à beira da extinção’

“Do jeito que as coisas estão hoje, o teísmo bíblico está muito mais próximo da extinção na América do que de influenciar a alma da nação”, lamentou o pesquisador que considera a queda rápida e perturbadora

Segundo Barna, a proporção atual de adultos com uma cosmovisão bíblica, ou seja, de indivíduos que ele classifica como “Discípulos Integrados”, é a mais baixa observada desde o início de sua pesquisa, em 1990.

Apenas 1% das pessoas entre 18 e 29 anos têm uma cosmovisão bíblica. “Isso mostra que os jovens estão em grande parte isolados do pensamento bíblico em nossa sociedade e são os mais agressivos em rejeitar os princípios bíblicos em nossa cultura”, apontou. 

O que é uma cosmovisão?

Cosmovisão é “uma visão de mundo”, é uma lente através da qual os humanos veem o mundo ao seu redor. Barna e sua equipe têm uma maneira específica de definir o que exatamente implica uma cosmovisão cristã.

“A cosmovisão bíblica — também conhecida como teísmo bíblico — é definida especificamente pela CRC como um meio de experimentar, interpretar e responder à realidade, à luz das perspectivas bíblicas. 

“Uma compreensão pessoal de cada ideia, oportunidade e experiência com base na identificação e aplicação de princípios bíblicos relevantes para que cada escolha seja feita de forma consistente com os princípios e mandamentos de Deus”, esclareceu o pesquisador. 

Muitos americanos não possuem necessariamente uma cosmovisão bíblica, mas se inclinam nessa direção: “Esses indivíduos, são conhecidos como ‘seguidores emergentes e representavam 25% do público há três anos, mas na última onda de pesquisas eram apenas 14% e isso indica uma queda substancial”, informou. 

O CRC observou que o grupo “Cidadão do Mundo”, de pessoas que seguem alguns princípios bíblicos, mas que se comportam de maneiras divergentes, aumentou de 69% em 2020 para 82% em 2023.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições