O relatório anual da United Bible Societies (UBS) aponta que, em 2024, foram distribuídas 25,9 milhões de Bíblias digitais, ultrapassando, pela primeira vez, as 22,5 milhões de impressas. Em 2023, as impressas ainda lideravam com 24,2 milhões.
No ano passado, a UBS distribuiu mais de 150 milhões de Escrituras impressas (Bíblias completas, Novos Testamentos e livros bíblicos publicados separadamente), em 240 países e territórios.
Segundo o relatório sobre distribuição da Palavra de Deus, os países com maior número de Bíblias impressas foram Brasil (4,2 milhões), Índia (1,8 milhão) e China (1,6 milhão).
Quanto ao idioma, a maioria das Bíblias distribuídas estava em espanhol (4,5 milhões), seguida pelo português (4 milhões) e pelo inglês (3,2 milhões).
Mais digital do que impressas
Dados da distribuição da Bíblia mostram que, de forma inédita, as edições digitais (25,9 milhões) superaram as impressas (22,5 milhões), que caíram em relação aos 24,2 milhões registrados em 2023.
O relatório destaca que a crescente relevância dos canais digitais de distribuição também impulsiona a procura por aplicativos bíblicos. Pela primeira vez, a UBS divulgou dados específicos sobre o uso dessas plataformas.
"A crescente importância dos canais de distribuição digital também se reflete na demanda por aplicativos bíblicos", diz o relatório. O UBS publicou números específicos sobre seu uso pela primeira vez.
Além disso, houve 28,3 bilhões de visualizações de capítulos e 1,3 bilhão de acessos em áudio por meio de aplicativos bíblicos.
Escrituras acessíveis
A UBS destaca o crescimento da demanda por formatos digitais e reforça o compromisso de tornar as Escrituras acessíveis em todos os formatos e idiomas.
"Toda Bíblia distribuída, independentemente do formato, permite uma conexão importante entre a Palavra viva de Deus e uma pessoa que anseia por verdade, conforto ou mudança", aponta Dirk Gevers, Secretário Geral da UBS.
É por isso que "continua sendo nossa tarefa administrar fielmente as Sagradas Escrituras para que todas as pessoas possam ter acesso à Palavra de Deus em sua própria língua e em seu formato preferido", acrescenta.
Nos últimos 10 anos, foram distribuídas 2,6 bilhões de Escrituras impressas, incluindo Bíblias completas, Novos Testamentos e porções bíblicas.
276,9 milhões de Bíblias completas
102,3 milhões de Novos Testamentos
2,2 bilhões de porções e seleções das Escrituras
O relatório de Estatísticas de Distribuição das Escrituras da UBS considera apenas os dados fornecidos por editoras e organizações que fazem parte da associação mundial. Ele é publicado anualmente.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições