Cristão que memorizou o Novo Testamento ensina ‘técnicas’ para decorar versículos

Aaron House fala sobre a importância de se memorizar a Palavra de Deus e dá algumas dicas para quem deseja desenvolver essa capacidade.

Fonte: Guiame, com informações da CHVNAtualizado: sexta-feira, 23 de junho de 2023 às 12:28
Aaron House ensina técnicas de memorização da Bíblia em igrejas. (Captura de tela/YouTube/Piercing Word Ministry)
Aaron House ensina técnicas de memorização da Bíblia em igrejas. (Captura de tela/YouTube/Piercing Word Ministry)

O ex-ator Aaron House decidiu combinar seu amor pelo teatro com sua fé em Deus. Para isso, em 2013 ele começou um ministério chamado “Piercing Word” (Palavra Perfurante, em tradução livre).

O “Piercing Word Ministry” é uma organização sem fins lucrativos em tempo integral com sede em Lancaster, na Pensilvânia (EUA), formada por um grupo de profissionais de teatro apaixonados por acompanhar líderes cristãos para ajudá-los a envolver os crentes com a Palavra de Deus. “Apresentamos as Escrituras em produções dramáticas e musicais que são palavra por palavra da Bíblia e equipamos a Igreja na arte da memorização da Bíblia”, diz o site.

Pastor ordenado pela Champion Forest Baptist Church em Houston, Aaron fala sobre o objetivo do ministério:

“Viajamos pelos Estados Unidos e além, levando a Palavra de Deus para o centro do palco e acendendo uma paixão por ela e pela arte na igreja", diz Aarão. "Não apenas executamos as Escrituras; desafiamos todos, em todos os lugares, a memorizar a palavra de Deus por si mesmos."

Quando Aaron assumiu o Ministério Palavra Perfurante, em 2013, passando de meio período para tempo integral, ele se propôs a memorizar a Palavra de Deus, já que ele faria esse desafio às pessoas.

"Me propus a memorizar todo o Novo Testamento em um ano", disse Aaron. "Não terminei em um ano. No entanto, pela graça de Deus, ao longo de um ano e meio, consegui memorizar e recitar perante uma audiência pública 25 dos 27 livros do Novo Testamento."

‘Arma contra o inimigo’

Aaron explica que isso foi uma das coisas mais difíceis que já fez em sua vida, no entanto uma das mais gratificantes.

"É a única arma ofensiva contra o inimigo que ele nos dá na armadura de Deus. Adoramos equipar as pessoas para fazer isso", diz Aaron, que é casado e pai de três crianças.

Ele diz que para muitos, o começo pode ser desafiador. Porém, Aaron traz algumas dicas que podem ajudar e incentivar a memorização:

1. Motivação: Aaron avisa que o primeiro passo para aprender as Escrituras é tentar entender o motivo de memorizá-la.

Ele diz que uma boa pergunta a ser feita é se a passagem que você está memorizando tem como motivação levá-lo a se aproximar do Senhor e não apenas a obter conhecimento. Com a motivação correta, haverá mais facilidade em conseguir gravar as palavras que o Espírito Santo inspirou nas Escrituras. Nesse caso, o conteúdo não ficará apenas na mente, mas no espírito da pessoa.

2. Partes pequenas e favoritas: Antes de começar com textos longos e até livros inteiros, Aaron orienta a iniciar com porções menores e ir avançando. Começar por grandes porções da Bíblia pode ser desencorajador pela quantidade de termos, então os “pequenos começos” podem estimular e impulsionar a memorização.

“[Memorizar] todo o livro de João, parece mais um conhecimento, apenas querer conhecê-lo melhor, o que é um grande objetivo. Mas antes, você precisa ter certeza de que memorizou algo menor", explicou Aaron. "Se você já memorizou versos únicos, talvez consiga um Salmo, que tem de 8 a 13 versos."

A partir daí, ele diz para passar para um capítulo favorito. Depois disso, um pequeno livro da Bíblia, como Filipenses ou Tiago. Se você pode fazer isso, diz ele, vá para um grande livro da Bíblia.

3. Ajuda de alguém comprometido. Outro passo na memorização da Bíblia é encontrar um “parceiro de responsabilidade que possa ajudá-lo a manter seu plano”. Alguém que o estimule e que ajude na fixação dos termos.

4. Técnicas. Aaron diz que algumas técnicas são eficazes para ajudar na memorização da Palavra de Deus.

Para isso, ele criou uma série de livros e vídeos para ajudar aqueles que desejam aprender como memorizar as Escrituras, chamados de Guerreiros da Palavra (disponíveis apenas em inglês).

Aaron diz que, mais que um desejo pessoal, memorizar as Escrituras é ter armas poderosas na batalha espiritual, conforme o apóstolo Paulo ensina em Efésios 6 a partir do verso 10.

"Desafiamos e equipamos uns aos outros para colocar toda a Armadura de Deus e lutar com a Espada do Espírito para obter vitórias espirituais em nossas vidas diárias."

Ele diz que seu livro nasceu de sua própria experiência e estudo, incluindo a sabedoria que adquiriram quando Aaron lutou contra os primeiros desafios de memorizar 26 livros da Bíblia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições