Sojourner Truth, cujo nome oficial era Isabella Baumfree, nasceu em 1797, no condado de Ulster, no estado de Nova York (EUA), como filha de escravos. Por essa condição, ela passou a infância sofrendo abusos de vários ‘donos’.
Sojourner foi escrava por trinta anos e sofreu muito: seus irmãos e irmãs foram vendidos na infância, ela cresceu sem educação e permaneceu analfabeta por toda a vida. Aos nove anos, a menina foi vendida em leilão com um rebanho de ovelhas por US$ 100.
Falando apenas uma forma de holandês, Sojourner não conseguiu entender as ordens de seu novo dono, que falava inglês, e como resultado foi chicoteada com tanta brutalidade que carregou as cicatrizes por toda a vida. Sojourner foi comprada e vendida quatro vezes por uma sucessão de proprietários, alguns dos quais abusaram dela física e sexualmente.
Entre 1810 e 1827 ela ficou casada com outro escravo chamado Thomas, com quem teve cinco filhos. A liberdade de sua filha Sophia foi comprada por US$ 20 por uma família abolicionista amiga, mas seus outros filhos ainda eram legalmente escravos, razão pela qual ela foi forçada a deixá-los para trás.
Pouco antes de o estado de Nova York abolir a escravidão em 1827, Sojourner encontrou refúgio com Isaac Van Wagener, que a libertou.
Com a ajuda de amigos quacres, ela travou uma batalha judicial na qual recuperou seu filho menor, Peter, que havia sido vendido ilegalmente como escravo no Alabama. Sojourner se tornou a primeira mulher negra a ganhar uma ação contra um branco.
Por volta de 1829 ela foi para a cidade de Nova York com seus dois filhos mais novos, sustentando-se no trabalho doméstico.
Nesse período, Sojourner participou de várias igrejas e começou a adquirir reputação como pregadora.
Chamado ministerial
Desde a infância, Isabella tinha visões e ouvia vozes, que ela atribuía a Deus. Na cidade de Nova York, ela se associou a Elijah Pierson, um missionário zeloso. Trabalhando e pregando nas ruas, ela ingressou na Sociedade de Retenção e, eventualmente, em sua casa.
Em 1843 ela deixou a cidade de Nova York e adotou o nome Sojourner Truth, que passou a usar. Obedecendo a um chamado sobrenatural para “viajar para cima e para baixo pela terra”, ela cantou, pregou e debateu nas reuniões campais, nas igrejas e nas ruas das aldeias, exortando seus ouvintes a aceitar a mensagem bíblica da bondade de Deus e da fraternidade dos homens.
No mesmo ano, ela foi apresentada ao abolicionismo em uma comunidade utópica em Northampton, Massachusetts, e depois disso falou em nome do movimento em todo o estado.
Transformação pela fé
A fé de Sojourner cresceu e, ciente de que Jesus a havia libertado de tudo que a escravidão havia infligido a ela, percebeu que ela realmente 'nasceu de novo'.
Como um símbolo dessa transformação, ela mudou seu nome para Sojourner Truth no domingo de Pentecostes de 1843. Seu nome foi escolhido porque ela sentiu que o Espírito Santo a estava chamando para se tornar uma pregadora itinerante que ficaria apenas temporariamente em alguns lugares - peregrinação - a fim de pregar a verdade.
Com uma nova confiança e determinação, ela viajou pelos Estados Unidos pregando o Evangelho e que a escravidão deveria ser abolida. Não foi fácil: enquanto a escravidão havia sido abolida nessas regiões, a discriminação persistia e ela era frequentemente criticada e atacada.
Atraindo multidões
Em 1850, ela viajou por todo o meio oeste, onde sua reputação de magnetismo pessoal a precedeu e atraiu grandes multidões.
Sojourner logo adquiriu a reputação de ser uma oradora notável. Quase um metro e oitenta de altura, ela falava com pose e paixão. Ela era dotada de palavras, usava imagens vívidas, tinha um humor pronto e muitas vezes acompanhava sua pregação com canções.
Ela era uma evangelista poderosa, mas falava cada vez mais sobre reforma social, fosse escravidão, direitos das mulheres ou condições de prisão. Mesmo quando ela pregava sobre questões sociais, seu amor por Jesus e pela Bíblia sempre fazia parte do que ela dizia.
Ela se sustentou vendendo cópias de seu livro “The Narrative of Sojourner Truth: A Northern Slave”, que ela ditou a Olive Gilbert.
Encontrando o movimento pelos direitos das mulheres no início da década de 1850, e encorajada por outras mulheres líderes, notadamente Lucretia Mott, ela continuou a comparecer a reuniões de sufrágio pelo resto de sua vida.
Na década de 1850, Sojourner Truth estabeleceu-se em Battle Creek, Michigan. No início da Guerra Civil Americana, ela reuniu suprimentos para regimentos voluntários negros e em 1864 foi para Washington DC, onde ajudou a integrar bondes e foi recebida na Casa Branca pelo presidente Abraham Lincoln.
No mesmo ano, ela aceitou um compromisso com a National Freedmen's Relief Association aconselhando ex-escravos, especialmente em questões de reassentamento. Ainda na década de 1870, ela incentivou a migração de libertos para o Kansas e o Missouri.
Ela manteve seu ministério de oratória até os setenta anos.
Missão antiescravista
Como pregadora itinerante, Sojourner Truth conheceu os abolicionistas William Lloyd Garrison e Frederick Douglass. A organização antiescravista de Garrison incentivou Truth a dar palestras sobre os males da escravidão. Ela nunca aprendeu a ler ou escrever.
Ela sobreviveu com as vendas de seu livro, que também lhe trouxeram reconhecimento nacional. Sojourner conheceu ativistas dos direitos das mulheres, incluindo Elizabeth Cady Stanton e Susan B. Anthony, bem como defensores da temperança - ambas as causas que ela rapidamente defendeu.
Em 1851, Truth iniciou uma turnê de palestras que incluiu uma conferência sobre os direitos das mulheres em Akron, Ohio, onde ela proferiu seu famoso "Ain't I a Woman?" (Eu não sou uma mulher?). Nele, ela desafiou as noções prevalecentes de inferioridade e desigualdade racial e de gênero, lembrando os ouvintes de sua força combinada (por sua altura) e status feminino.
Truth acabou se separando de Douglass, que acreditava que o sufrágio para homens anteriormente escravizados deveria vir antes do sufrágio feminino; ela achava que ambos deveriam ocorrer simultaneamente.
Durante a década de 1850, Truth se estabeleceu em Battle Creek, Michigan, onde três de suas filhas moravam. Ela continuou falando nacionalmente e ajudou os escravos a escaparem para a liberdade.
Em 1875, ela se retirou para sua casa em Battle Creek, onde permaneceu até sua morte, em 26 de novembro de 1883. Suas últimas palavras foram: ‘Seja um seguidor do Senhor Jesus!’.
Inspiração
Longe de ser esquecida após sua morte, Sojourner Truth se tornou uma inspiração para as gerações subsequentes. Em 2009, ela se tornou a primeira mulher afro-americana a ter uma estátua na capital dos Estados Unidos e, em um gesto extraordinário, a NASA deu seu nome 'Sojourner' ao seu robô robótico Mars Pathfinder em 1997.
Sojourner Truth marcou também por sua disposição em perdoar. Em um de seus discursos, ela admitiu que, embora já tivesse odiado os brancos, desde que conheceu 'seu mestre final' Jesus, ela estava cheia de amor por todos.
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