John Piper identifica 3 desafios na leitura da Bíblia em 2025: 'Satanás irá distraí-lo’

O pastor encorajou os cristãos a lerem a Bíblia toda e os incentivou a superar os desafios.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian PostAtualizado: terça-feira, 7 de janeiro de 2025 às 16:13
John Piper. (Foto ReproduçãoYouTubeThe Gospel Coalition)
John Piper. (Foto ReproduçãoYouTubeThe Gospel Coalition)

O pastor John Piper desafiou os cristãos a lerem a Bíblia toda em 2025. Porém, ele alertou os crentes que essa iniciativa não estaria isenta de desafios, pois “Satanás odeia a Palavra de Deus”.

No último episódio do podcast “Ask Pastor John”, John deu conselhos sobre ler a Bíblia este ano:

“Vou lhe dar três pontos negativos para assustá-lo e nove positivos para atraí-lo de volta”, disse ele. 

Primeiro, o pastor alertou os leitores para “esperar oposição”, pois “Satanás odeia a Palavra de Deus e irá desestimulá-lo, cegá-lo, distraí-lo e entediá-lo”.

“Ele lutará com todas as suas forças para impedir que isso aconteça. Então, ore, lute e peça a Deus para fazer com que todas essas quatro coisas que Satanás tenta fazer saiam pela culatra, enquanto você se torna um guerreiro mais forte contra ele — seu coração inclinado, sua cegueira removida, foco em vez de distração, excitação em vez de tédio”, declarou John.

Em segundo lugar, o pastor observou que muitos podem ficar chocados com o retrato inflexível do pecado na Bíblia.

“A afronta do pecado, suas descrições, os julgamentos do Senhor e as falhas do povo de Deus são terríveis”, enfatizou. 

“A Bíblia é incrivelmente precisa na descrição tanto do nosso pecado quanto do julgamento de Deus sobre o pecado. Então, espere que suas visões do homem e de Deus se choquem — de uma maneira boa”, acrescentou.

Por fim, o pastor reconheceu a complexidade de alguns textos bíblicos e afirmou que é normal ficar confuso durante a leitura da Palavra.

Contudo, John orientou que os cristãos devem orar, estudar e pedir orientação de professores experientes para entender as passagens difíceis.

“Ore por discernimento. Separe as coisas que você consegue entender e o que você não consegue, anote e siga em frente. Se você ficar parado no que não consegue entender, nunca terminará a leitura do dia”, declarou ele.

Encorajados com a Palavra de Deus

Apesar desses desafios, o pastor encorajou os cristãos a abraçarem o compromisso de ler a Bíblia em um ano, destacando nove benefícios da leitura, incluindo ter a fé fortalecida, santificação e alegria inabalável.

"Espere ser fortalecido na guerra contra Satanás, porque foi assim que Jesus o derrotou no deserto. Ele citou as Escrituras para o diabo, e o diabo não conseguiu resistir a isso. Ele também não resistirá a você. Ele é um mentiroso; ele é um enganador. Ele não pode suportar a verdade. Você está enchendo sua cabeça com a verdade. Você será um guerreiro valente mais do que sonhou contra Satanás", disse ele.

“Seja corajoso. Faça um voto ao Senhor para mantê-lo, e você não se arrependerá”, acrescentou.

Recentemente, um estudo da “The American Bible Society” descobriu que o dobro do número de indivíduos da Geração Z pesquisados ​​(21%) afirmou que sua leitura da Bíblia aumentou em 2024 do que aqueles que disseram que diminuiu (9%). 

Além disso, 16% dos baby boomers — pessoa nascida entre 1946 e 1964 na Europa, Estados Unidos, Canadá ou Austrália — e aqueles nascidos antes de 1946 testemunharam um aumento na leitura da Bíblia, junto com 15% dos adultos da Geração X. 

Nos últimos anos, podcasts e plataformas digitais dedicadas à leitura e discussão da Bíblia têm crescido e despertado o interesse de muitos.

‘Se apoiar na Verdade’

No início do podcast, John destacou o uso do “Navigators Bible Reading Plan”, um plano de leitura bíblica anual que ele segue há mais de duas décadas. 

O plano foi projetado para ser concluído em 300 dias, com apenas 15 minutos de leitura por dia. 

Em 2024, a série de podcasts "Bible in a Year with Jack Graham" alcançou o primeiro lugar nas paradas da Apple para podcasts religiosos e ultrapassou 70 milhões de downloads em todo o mundo. 

Na última semana, o podcast começou a ser exibido em espanhol na semana passada. Em uma entrevista ao The Christian Post, Graham, pastor da Igreja Batista Prestonwood em Plano, Texas, disse que em uma época em que a verdade muitas vezes parece relativa e os valores culturais mudam rapidamente, os cristãos devem se esforçar para ver o mundo através da Bíblia, em vez de permitir que a cultura dite como eles interpretam o Evangelho. 

“Judas 3 diz que devemos lutar sinceramente pela fé, e isso nos lembra que, com todas as visões de mundo que ouvimos e vemos por aí, com tantas mentiras na cultura, tantas mentiras que contamos a nós mesmos, a única maneira de superar esse ataque à verdade é usar a verdade para apoiar nossa fé e nossas crenças”, disse ele. 

“Em um mundo cheio de descrença, devemos graciosamente, mas ainda assim com força, entender nossa Bíblia e proclamar esta mensagem sem pedir desculpas”, acrescentou. 

“Na cultura de hoje, é importante que demos evidências razoáveis ​​para a fé, e que proclamemos as Escrituras com confiança, certeza e convicção. E quando fazemos isso, a Palavra de Deus funciona, e há poder nas Escrituras para anular todas as obras das trevas”, concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições