Joyce Meyer: “As nossas palavras podem ser a causa da maioria dos problemas”

A escritora Joyce Meyer mostra que muitos problemas podem ser evitados se usarmos nossas palavras com sabedoria.

fonte: Guiame, com informações do Joyce Meyer Ministries

Atualizado: Terça-feira, 31 Julho de 2018 as 1:27

Joyce Meyer diz que muitos problemas podem ser evitados se usarmos nossas palavras com sabedoria. (Foto: Reprodução)
Joyce Meyer diz que muitos problemas podem ser evitados se usarmos nossas palavras com sabedoria. (Foto: Reprodução)

Um dos provérbios bíblicos mostra que a língua tem poder sobre a vida e sobre a morte. Com base nesse ensinamento, a escritora Joyce Meyer explica que muitos problemas poderiam ser evitados se soubéssemos usar nossas palavras com sabedoria.

Para ilustrar o quanto as palavras negativas influenciam as pessoas, Joyce destaca até mesmo o principal conteúdo dos noticiários. “Eu acredito que há muitas coisas boas do que ruins acontecendo no mundo. Mas o mal muitas vezes é ampliado de forma esmagadora”, observa.

“Queremos estar bem informados sobre o que está acontecendo, mas falar sobre os problemas mundiais de forma excessiva ou sem propósito apenas cria uma atmosfera sombria”, acrescenta a escritora.

A exemplo disso, Joyce lembra que estava com algumas pessoas falando sobre empresas que recentemente entraram em falência. “Eu senti uma tristeza pairando no ar, então eu disse: ‘Bem, Deus não está falido e está do nosso lado’. Todos concordaram comigo e, imediatamente, a atmosfera mudou”.

Joyce reconhece que não se deve negar realidade, mas é possível escolher as palavras que saem de nossas bocas. “Nós conversamos muito e, muitas vezes, não prestamos atenção no que estamos dizendo — quanto mais pensamos seriamente no impacto de nossas palavras”, afirma.

É preciso analisar o que costumamos dizer e que tipo de conversa gostamos de participar. “Se formos honestos com nós mesmos, poderemos descobrir que algumas de nossas irritações estão diretamente ligadas às nossas conversas. Até mesmo alguns dos nossos problemas podem estar ligados às más escolhas sobre o que dizemos”, conta Joyce.

Problemas podem ser evitados

A escritora esclarece que “suas palavras podem não ser a causa de todos os problemas, mas podem causar muitos problemas e devem ser levadas em consideração quando estamos buscando respostas para os problemas da vida”.

“Todos nós temos desafios na vida, mas podemos torná-los melhores ou piores pela forma como falamos sobre eles. Não acredito que possamos transformar todas as nossas circunstâncias apenas fazendo declarações positivas, mas acredito que muitas delas mudarão de acordo com a vontade de Deus. Eu só quero ensinar você a estar de acordo com Deus e aprender a dizer o que Ele diz”, completa.

“Uma coisa é certa: falar negativamente pode causar mágoas e falar positivamente nunca fará isso. Então por que não ir pelo caminho positivo e ver que tipo de resultado você obtém?”, aconselha a escritora.

veja também