“Não temos desculpa”, diz Rick Warren ao defender que cristãos se envolvam em missões

Pastor faz reflexões e aponta a diferença do chamado para a Grande Comissão na época de Jesus e nos dias atuais.

Fonte: GuiameAtualizado: segunda-feira, 1 de junho de 2020 às 12:28
Rick Warren: “Mude do pensamento autocentrado para o pensamento centrado nos outros.” (Foto: Reprodução/ Saddleback Church)
Rick Warren: “Mude do pensamento autocentrado para o pensamento centrado nos outros.” (Foto: Reprodução/ Saddleback Church)

O Pr. Rick Warren, ao falar sobre a Grande Comissão descrita por Jesus em Marcos 16:5, coloca duas opões para as pessoas da igreja. Ele diz: Você será um cristão mundano ou um cristão de classe mundial.

De acordo com o líder da igreja Saddleback Church na Califórnia, os cristãos mundanos, ligados às coisas do mundo, buscam a Deus principalmente pela realização pessoal. “Eles são salvos, mas egocêntricos. Eles adoram participar de concertos e seminários de enriquecimento, mas você nunca os encontrará em uma conferência de missão, porque eles não estão interessados”.

Warren diz que “suas orações se concentram em suas próprias necessidades, bênçãos e felicidade. É uma fé ‘eu primeiro’ [que questiona] ‘Como Deus pode tornar minha vida mais confortável?’ Eles querem usar Deus para seus propósitos, em vez de serem usados ​​para seus propósitos”.

“Por outro lado, os cristãos de classe mundial sabem que foram salvos para servir e foram feitos para uma missão. Eles estão ansiosos para receber uma designação pessoal e empolgados com o privilégio de serem usados ​​por Deus”, descreve.

O pastor americano diz que os cristãos de classe mundial são as únicas pessoas totalmente vivas do planeta: “Sua alegria, confiança e entusiasmo são contagiantes porque sabem que estão fazendo a diferença. Eles acordam todas as manhãs esperando que Deus trabalhe através deles de maneiras novas”.

Com essas diferenciações, Warren faz o seguinte questionamento: “Que tipo de cristão você quer ser?”

“Deus convida você a participar da maior, maior, mais diversa e mais significativa causa da história: o Reino dele. A história é a história dele. Ele está construindo sua família para a eternidade. Nada importa mais e nada vai durar tanto tempo”, explica.

A grande conclusão

O pastor diz que “do livro do Apocalipse, sabemos que a missão global de Deus será cumprida. Um dia a Grande Comissão será a grande conclusão”.

“No Céu, uma enorme multidão de pessoas de ‘todas as raças, tribos, nações e idiomas’ estará um dia diante de Jesus Cristo para adorá-lo. Envolver-se como um cristão de classe mundial permitirá que você experimente um pouco do que o céu será como antecipadamente”, diz.

Warren diz que “quando Jesus disse a seus seguidores: ‘Vá a todos os lugares do mundo e conte as boas novas a todos’, esse pequeno grupo de pobres discípulos do Oriente Médio ficou impressionado. “Eles deveriam andar ou montar animais lentos? Isso era tudo o que eles tinham para o transporte, e não havia navios que cruzavam o oceano, então as barreiras físicas para ir ao mundo inteiro eram reais”, aponta.

O pastor faz o cristão entender a diferença de estrutura e ferramentas à disposição daquele grupo e da igreja moderna: “Hoje temos aviões, navios, trens, ônibus e automóveis. Afinal, é um mundo pequeno e está encolhendo diariamente”.

“Você pode voar através do oceano em questão de horas e estar em casa no dia seguinte, se precisar. As oportunidades para os cristãos comuns do dia-a-dia se envolverem em esforços missionários internacionais de curto prazo agora são literalmente ilimitadas! Todos os cantos do mundo estão disponíveis para você; basta perguntar à indústria de viagens. Não temos desculpa”, declara.

Warren diz ainda que “com a internet, o mundo ficou ainda menor. Existem vilarejos remotos em todo o mundo onde ninguém tem televisão, mas quase todas as famílias têm telefone celular. O mundo inteiro está ao seu alcance”.

Mundo inteiro

O autor de “Uma vida com propósitos” diz ainda que “nunca foi tão fácil na história cumprir sua comissão de ir ao mundo inteiro. A maior barreira é a maneira como pensamos [sobre o assunto]”.

“Para ser um cristão de classe mundial, você deve fazer algumas mudanças mentais. Sua perspectiva e atitudes devem mudar”, diz, demonstrando como isso pode acontecer.

“Quero compartilhar três grandes mudanças que precisam acontecer em seu pensamento para se tornar um cristão de classe mundial”, diz Warren, referindo-se àquele que entende a relevância da Grande Comissão:

Mude do pensamento autocentrado para o pensamento centrado nos outros.

A Bíblia diz: “Meus amigos, parem de pensar como crianças. Pense como pessoas maduras” (1 Coríntios 14:20a).

As crianças só pensam em si mesmas; os adultos pensam nos outros. Este é o primeiro passo para se tornar um cristão de classe mundial.

Deus ordena: "Não pense apenas nos seus próprios assuntos, mas também se interesse pelos outros" (Filipenses 2:4 NLT).

Obviamente, essa é uma mudança mental difícil, porque somos naturalmente absorvidos e quase toda a mídia e publicidade que consumimos nos incentiva a pensar em nós mesmos.

A única maneira de mudar esse paradigma é através de uma dependência momento a momento de Deus. Felizmente, ele não nos deixa lutar por conta própria.

“Deus nos deu o seu Espírito. É por isso que não pensamos da mesma maneira que as pessoas deste mundo pensam” (1 Coríntios 2: 12a CEV).

Comece a pedir ao Espírito Santo que o ajude a pensar na necessidade espiritual dos incrédulos sempre que conversar com eles. Com a prática, você pode desenvolver o hábito de fazer “orações de respiração” silenciosas por aqueles que encontrar. Diga: “Pai, ajude-me a entender o que está impedindo essa pessoa de conhecê-lo.”

Seu objetivo é descobrir onde eles estão em sua jornada espiritual e fazer o que os aproximar um pouco do conhecimento de Cristo. Você pode aprender como fazer isso adotando a mentalidade de Paulo, que disse: “Não penso no que seria bom para mim, mas no que seria bom para muitas pessoas, para que elas sejam salvas” (1 Coríntios 10: 33b).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições