“Pais precisam cumprir suas tarefas de sacerdote dentro de suas casas”, afirma pastor

O Pr. Edmilson Mendes mostra o importante papel dos pais conforme perspectiva bíblica.

Fonte: Guiame, Adriana BernardoAtualizado: sexta-feira, 7 de agosto de 2020 às 15:10
O teólogo Edmilson Mendes durante live no Portal Guiame. (Foto: Reprodução / Guiame)
O teólogo Edmilson Mendes durante live no Portal Guiame. (Foto: Reprodução / Guiame)

Na série de lives do Guiame, o Pr. Edmilson Ferreira Mendes foi o convidado para falar sobre “Paternidade aos olhos de Deus”. O tema foi escolhido em razão da comemoração do Dia dos Pais, uma data tradicional que costuma reunir a família em suas casas.

Questões vinculadas à importância da paternidade, as responsabilidades e o comportamento dos pais de acordo com as orientações bíblicas foram expostos pelo pastor, um dos principais colunistas do Portal Guiame.

Aos responder uma das questões chaves sobre o homem ser o sacerdote do lar, o pastor trouxe a definição bíblica a respeito da expressão sacerdote, dizendo que era aquele que “intercedia junto a Deus e o responsável pelo culto e pelos sacrifícios”.

“Quando a gente diz que o pai deve ser o sacerdote do lar, ele precisa esse intercessor, esse líder dentro da sua casa”, esclareceu o teólogo, respaldando sua resposta na carta escrita do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 12.

Parafraseando o líder religioso David O. McKay, o Pr. Edmilson disse que “O sucesso fora de casa não compensa o fracasso no lar” e que o pai “precisa ser um intercessor para sua família”.

Paternidade

O Pr. Edmilson falou que a distorção da figura masculina, por consequência a paterna, na atualidade, traz a figura de José, o pai humano de Jesus para falar de seu exemplo no papel masculino a ser seguido.

O escritor diz que “a mídia com suas ideologias tem massacrado essa missão, mas temos lições do comportamento de José descrito como um homem justo [a ser copiado]”. Edmilson traz o sentido original da palavra “justo”, que significa “sábio, conselheiro, obediente, estudioso e praticante da Palavra de Deus”.

O pastor diz que José deixou um modelo para seu filho Jesus, que era reconhecido como “o filho do carpinteiro” (Marcos 6:3). “Quando a gente pensa nesse aspecto, qual é o exemplo de José como pai numa perspectiva bíblica? Ele se preocupava e amava verdadeiramente sua família, obedece a deus e compreende seu filho e sua esposa”.

Para o pastor, a falta de equilíbrio no relacionamento entre pais e filhos produz a desavença. Edmilson diz que existem pais destemperados, que não têm critérios para educar os filhos corretamente. “O destempero, que gera gritos e violência, exigências sem sentido e importunações sem propósito levam a criança à ira”, diz, comentando Efésios 6:4, quando a Bíblia instrui os pais a não irritarem seus filhos.

Dar limites, tarefas, deveres aos filhos deve ser as atribuições de pais que seguem as orientações bíblicas, afirma Edmilson, que alerta para a falta de identidade nos filhos, por falta de referência paterna.

O pastor diz ainda que a ausência da figura do pai não apenas física, mas psicológica, de pais que só pensam na carreira, nos amigos, no lazer, traz consequências negativas para os filhos. “Filhos precisam de afeto e de carinho”, afirma, Edmilson, declarando que cerca de 80% das reclamações que recebe no gabinete pastoral, de esposas e filhos, se referem à ausência de afeto, carinho e amor.

Sobre os papeis de pai e mãe, que têm sido afetados pelas ideologias “machistas e feministas”, Edmilson disse que o que vivemos hoje, a desfiguração da família, começa no Éden. “Deus fala para Adão guardar o jardim, quando ainda não tem pecado, mas Deus diz para ele cultivar. A minha casa é o meu Éden, preciso guardá-la no meu papel, assim como esposa, no papel dela”, explica, dizendo que nenhum ser humano se completa sozinho. “Somos um e precisamos de Cristo nessa equação para ser um pai segundo a Palavra de Deus”, afirma.

Deus como Pai

O autor do livro “Adolescência Virtual”, fala da importância de ter Deus como Pai. Ele cita que Moisés, em Deuteronômio, já mostra essa realidade, mas Cristo é quem abre essa possibilidade.

Sobre a paternidade espiritual, o teólogo diz que “é preciso fazer um certo resgate do que é paternidade espiritual por causa de uma hierarquia espiritual, do respeito pela função. “No reino existem funções diferentes para cada um de nós”, diz.

O pastor afirma que os “pais precisam cumprir suas tarefas de sacerdote dentro de suas casas”. Nesse sentido, para ele, o papel da igreja é alimentar suas ovelhas com o “Evangelho puro, autêntico, sem invenções e fantasias”.

Sobre a parte dos filhos, o pastor diz que há uma “geração ‘Nutella’, e precisamos de uma geração raiz, sem muita manha”. Ele deixa claro que filhos precisam aprender a ouvir ‘não’, pois quando falta a negativa do pai e a disciplina, o relacionamento fica tenso. “Deus é um Pai que disciplina porque ama”, lembra.

No final da entrevista, o Pr. Edmilson deixou uma mensagem aos pais, citando Lucas 11:13. “Nós não somos perfeitos. Estamos em momento de muitas preocupações, mas o nosso Pai continua disponível, amando, perdoando e abençoando”, disse.

Edmilson conclui dizendo que apesar de ser um pai humano falível, “eu sei que sirvo um Pai que é perfeito, que é Santo e que é forte. E como a minha confiança está Nele, eu sei que Dele vem o Espírito Santo para a minha vida, para a minha casa e para os meus filhos. Confie Nele, se renda a Ele, entregue a sua casa ao Pai Celeste”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições