“Parem de salvar o planeta! Salvem as almas, antes que seja tarde”, exorta Jordan Peterson

O renomado psicólogo alertou sobre a atual ideologia extremista que apontou as igrejas como solução.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: terça-feira, 26 de julho de 2022 16:36
Jordan Peterson em mensagem às igrejas. (Captura de tela: YouTube/Jordan B Peterson)
Jordan Peterson em mensagem às igrejas. (Captura de tela: YouTube/Jordan B Peterson)

Em uma “Mensagem às Igrejas Cristãs”, o renomado psicólogo Jordan Peterson alertou que os homens jovens estão enfrentando uma desmoralização provocada pela cultura ocidental. Por causa disso, ele incentiva as igrejas a deixar de lado as pautas modernas e salvar almas, “antes que seja tarde demais”.

O vídeo foi publicado no canal de Jordan Peterson no YouTube em 13 de julho e já soma mais de 1 milhão de visualizações, até a publicação desta matéria.

Peterson iniciou dizendo que, nos últimos quatro anos, enquanto fazia palestras sobre uma abordagem psicológica da Bíblia, notou que a maior parte de seu público era homens jovens.

O psicólogo então avaliou que, no Ocidente, “nossos jovens enfrentam uma desmoralização”, causada especialmente pelo “peso da culpa histórica” que está sobre os homens. 

Peterson acredita que “uma ideologia extremamente prejudicial” tem sido aplicada contra os homens jovens a partir de três acusações: o patriarcado opressivo, a ameaça ao planeta e a ambição masculina.

“Número um: a cultura humana, particularmente no Ocidente, costuma ser interpretada como um patriarcado opressivo motivado pelo desejo, vontade e capacidade de usar o poder para atingir fins puramente egoístas e interesseiros”, pontuou.

“A segunda acusação é que a atividade humana, particularmente no Ocidente, é basicamente uma empresa de expropriação do planeta. A raça humana é uma ameaça à utopia ecológica que existia antes de nós e poderia hipoteticamente existir depois de nós, na nossa ausência”.

“A terceira acusação: o principal colaborador para a tirania que compõe o patriarcado opressivo e estrutura todas as nossas interações sociais do passado e do presentes e a expropriação imperdoável da nossa amada mãe Terra é a maldita ambição masculina, competitiva e dominante; louca pelo poder, egoísta, exploradora, estupradora e saqueadora”.


Jordan Peterson em mensagem às igrejas. (Captura de tela: YouTube/Jordan B Peterson)

Por causa dessa cultura”, que na visão de Peterson é “um ataque à própria civilização”, os homens jovens sentem que todos os impulsos masculinos, até mesmo aqueles que os atraem para as mulheres, nada mais são “do que a manifestação do espírito que é essencialmente satânico por natureza”.

É aí que, na visão do psicólogo, entram as igrejas.

As igrejas precisam resgatar a real masculinidade

Para Peterson, a Igreja deve lembrar às pessoas, incluindo os jovens, que Deus colocou dentro deles uma natureza de conquistas. “[É preciso lembrar] que eles têm uma mulher para encontrar, um jardim para passear, uma família para nutrir, uma arca para construir, uma terra para conquistar, uma escada para o céu para construir, e a terrível catástrofe da vida, que deve ser enfrentada com firmeza na verdade, dedicada ao amor e sem medo”.

Ele continuou: “Convide os homens jovens de volta. Diga a eles, literalmente: ‘Vocês são bem-vindos aqui! Se ninguém mais quer o que vocês têm a oferecer, nós queremos! Queremos chamar vocês de volta para o propósito mais elevado da sua vida. Queremos seu tempo, energia, esforço e sua boa vontade. Queremos trabalhar com vocês para melhorar as coisas, para produzir uma vida mais abundante para você, sua esposa, seus filhos, sua comunidade, seu país e o mundo.’”

Para os jovens que são céticos sobre a Igreja, Peterson questionou: “O que mais vocês tem? Vocês podem abandonar as igrejas em seu cinismo e sua descrença. Vocês podem dizer a si mesmos, de forma narcisista e solipsista: 'A igreja não expressa o que eu acredito.' Quem se importa com o que você acredita? Por que isso é sobre você? E se isso for sobre os outros?”

Ele então se voltou às igrejas e disse: “Coloque um outdoor dizendo que os jovens são bem-vindos aqui. Diga àqueles que nunca estiveram em uma igreja exatamente o que fazer, como se vestir, quando aparecer, com quem entrar em contato e, mais importante, o que eles podem fazer. Peça mais, não menos, daqueles que vocês estão convidando. Pergunte mais deles do que qualquer um já fez. Os lembre de quem eles são, no sentido mais profundo, e os ajude a se tornarem isso.”

Ele concluiu dizendo: “Vocês são igrejas, pelo amor de Deus! Parem de lutar por justiça social! Parem de salvar o planeta! Vão até algumas almas! Isso é o que vocês deveriam fazer. Esse é o seu dever sagrado. Façam isso agora, antes que seja tarde demais. A hora está próxima.”

Veja o vídeo completo (em inglês):

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições