Pastor ensina a guardar a mente com a palavra de Deus: “Enfrente o medo citando versículos”

O pastor Joel Engel destaca que a palavra de Deus é a principal ferramenta para vencer o medo.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Sexta-feira, 28 Agosto de 2020 as 2:29

A palavra de Deus é a principal ferramenta para vencer o medo. (Foto: Freepik/Jcomp)
A palavra de Deus é a principal ferramenta para vencer o medo. (Foto: Freepik/Jcomp)

Muitas pessoas não conseguem se arriscar em um novo negócio, ousar em falar em público ou até mesmo romper em sua vida ministerial por uma única razão: o medo. “O medo trava as pessoas e faz com que elas não tenham iniciativa”, explica o pastor Joel Engel.

Em ministração transmitida na terça-feira (25), o pastor explica que o medo deixa as pessoas paralisadas em todas as áreas de sua vida. 

Na área física, por exemplo muitos têm medo de ficar doentes ou morrer. Na emocional, muitos têm medo de serem rejeitados ou criticados. Na financeira, as pessoas temem a pobreza e o futuro; enquanto na espiritual, têm medo do chamado e até mesmo de retaliações.

“É importante analisar de onde nasce o medo. Muitos medos têm origem na infância e criam traumas. E quando a pessoa vai enfrentar a vida, ela lida com situações que a deixa bloqueada”, observa o pastor.

Ministrando ao lado do pai, Gabriele Engel destaca que é preciso escolher entre fé e medo, os dois não podem andar juntos.

“O medo é a falta de confiança. Por que você tem medo de um animal? Porque ele é um ser irracional, você não sabe como ele vai agir”, ilustra. “E como se adquire confiança em Deus? Só posso adquirir conhecendo e isso leva tempo. Você precisa caminhar com Deus e saber quem você é Nele”.

Gabriele ainda aconselha a amanhecer o dia adorando a Deus e meditando na Bíblia. “Quando o diabo tentou Jesus, Ele respondeu com a Palavra”, disse.

Falando sobre a tentação de Jesus no deserto, o pastor Joel Engel também avalia: “aqui está o remédio para o medo: quando você estiver enfrentando qualquer situação no deserto, declare a Palavra de Deus. Encha sua boca e sua mente com a Palavra, enfrente o medo citando versículos bíblicos”.

“Jesus protegia sua mente e suas emoções, Ele não se permitia sentir o medo”, ele completa.

O pastor observa que a fé, que tem origem na palavra hebraica “emuná”, precisa de treinamento, que no hebraico é traduzido como “emun”.

“Cada tempo marca uma estação em sua vida, e cada estação é um tempo de preparo e treinamento. Nada nesta vida é por acaso”, Engel explica. “Ainda que esteja em crise, você precisa passar por essa temporada de tal forma que seja aprovado. Nós estamos em treinamento, estamos sendo aperfeiçoados”.

Ele também alerta sobre uma mentalidade bárbara que tenta controlar o mundo através do medo. “Uma nação dominada pelo medo paralisa; e a principal forma de espalhar o medo é por imagens e palavras negativas. Qualquer semelhança com o que estamos vivendo hoje, é mera coincidência. O mundo todo está hoje enfrentando o império do medo”, afirma.

“Nós podemos enfrentar tudo isso de uma forma diferente: com fé, esperança e a certeza de que, com tudo o que está acontecendo, nós vamos superar e vencer”, conclui.

Veja a pregação completa:

veja também