Uma pesquisa feita pela Barna, nos EUA, mostra que os cristãos evangélicos que frequentam igrejas preferem participar de cultos presencialmente.
Desde que a Covid-19 e a resposta do país à pandemia interromperam a vida cotidiana nos EUA, os dados da Barna mostram que os fiéis de todo o país estão repensando sua experiência de ir à igreja no domingo de manhã.
Em maio de 2020, durante o pico inicial das medidas de distanciamento social, quase metade dos adultos não acompanhou o serviço online nas últimas quatro semanas, e um em cada três cristãos praticantes simplesmente parou de frequentar a igreja durante o Covid-19.
Alguns desses números podem atestar o papel que a comunidade física desempenha no incentivo à participação regular da igreja.
Uma das perguntas feitas foi: O que os cristãos mais valorizam em sua experiência semanal de adoração? Talvez porque essa seja a parte litúrgica mais difícil de replicar nos serviços digitais, diz a Barna.
O louvor é um aspecto da “nova manhã de domingo”, que foi amplamente afetado pelas diretrizes de distanciamento social, são expressões de adoração em grupo, como canto congregacional ou a comunhão com os demais irmãos de fé.
A pesquisa mostra as preferências de acordo com faixa etária e
62% dos idosos preferem a adoração tradicional e apenas 38% dos millennials (geração do milênio) dizem o mesmo, informa Barna.
O culto através da música faz parte de quase todas as tradições e cultos cristãos, mas os estilos de música variam entre linhas geracionais, culturais e denominacionais, apenas para citar alguns.
Adoração
No início de 2020, Barna perguntou aos cristãos praticantes que tipo de música eles preferiam. Múltiplas escolhas foram permitidas e incluíram tudo, desde litúrgico a animado.
Talvez sem surpresa, algumas das diferenças mais notáveis são encontradas entre as diferentes faixas etárias e grupos étnicos.
Quando comparados a outras gerações, é mais provável que os idosos escolham hinos (66% vs. 45% Boomers, 32% Gen X, 19% Millennials) e um estilo tradicional (62% vs. 51% Boomers, 39% Gen X, 38% da geração Y) para cultos. Por outro lado, após a adoração tradicional, a geração do milênio gravita em direção a adoração animada (30% vs. 21% Gen X, 23% Boomers, 15% Anciãos) e adoração carismática (18% vs. 13% Gen X, 10% Boomers, 9). % Anciãos), mas também mostram maior abertura do que os adultos mais velhos em relação a uma forma mais contemplativa (17% vs. 8% Gen X, 9% Boomers, 8% Anciãos). A geração X e os Boomers não lideram nem atrasam quando se trata de preferências de culto; normalmente, suas respostas preenchem a lacuna entre a geração Y e a pessoa idosa.
Momento de louvor na igreja Murrieta Christian. (Foto de Will Lester, Boletim Diário do Vale Interior / SCNG)
A denominação, naturalmente, também desempenha um papel importante no estilo de adoração preferido dos indivíduos. Os cristãos que frequentam igrejas principais e não principais parecem paralelos em termos da maioria das preferências de música e adoração - mas uma diferença notável é encontrada no desejo de expressão litúrgica. Os participantes das igrejas da linha principal são significativamente mais propensos do que os das igrejas da linha principal a preferir essa forma de culto (14% vs. 7%).
Na linha étnica ou racial, quase metade de todos os cristãos brancos prefere um estilo tradicional de culto (49% vs. 38% de todas as minorias étnicas) e hinos (44% vs. 25% de todas as minorias étnicas). Mais da metade dos cristãos praticantes de cultos negros observa o desejo de cantar gospel (56% vs. 20% de brancos), um estilo também preferido pelos cristãos praticantes de cultos hispânicos (31%).
Essas poucas diferenças sugerem as várias maneiras pelas quais congregações de diversas origens raciais podem preferir adorar durante um culto de domingo. Devido ao baixo tamanho da amostra, os dados para cristãos asiáticos nos EUA não podem ser relatados nesta análise específica.
Oração em línguas
Um terço dos millennials diz que orar em línguas deve fazer parte da adoração semanal
Olhando para estilos anteriores de música e adoração, Barna também queria aprender mais sobre a importância de elementos específicos de adoração ou expressão de fé - como leitura de liturgia, oração em voz alta ou comunhão - particularmente quando se trata de praticar as rotinas semanais dos cristãos.
Em todas as faixas etárias, o culto através da música e a oração em voz alta são vistos como práticas centrais.
Os anciãos classificam consistentemente a importância de uma série de expressões semanais de adoração mais altamente, exceto quando se trata do ato pentecostal ou carismático de "glossolalia", ou o que é mais comumente referido como orar em línguas ou linguagem de oração.
Enquanto isso, mais de um terço da geração Y (36%) acredita que essa é uma expressão importante que deve ser uma parte semanal de sua experiência de adoração. Apenas um em cada cinco gerações X (20%), 14% dos Boomers e 6% dos idosos dizem o mesmo. Essas descobertas geracionais estão alinhadas com os relatórios anteriores de Barna sobre o cristianismo carismático. Em todas as outras opções, a geração do milênio segue um padrão de preferência semelhante ao dos crentes mais velhos, mas tem menor probabilidade de classificar cada prática específica de adoração como importante.
Embora tenham sido encontradas poucas diferenças nas preferências dos membros da linha principal e não da linha principal em relação ao estilo de adoração, foi encontrada mais variação no que cada um gostaria de experimentar em sua adoração semanal.
Os protestantes da linha principal têm quase o dobro da probabilidade de dizer que desejam que a liturgia faça parte de seu culto semanal (60% vs. 32%) e outros dois em cada cinco (44%) também expressam o desejo de comunhão semanalmente, em oposição a três em cada 10 protestantes não convencionais. Os protestantes que não são da linha principal, sendo mais representativos das denominações carismáticas, têm uma probabilidade três vezes maior de dizer que orar em línguas ou linguagem de oração é uma parte essencial do culto semanal (23% versus 7% dos protestantes da linha principal).
Os cristãos praticantes de cultos brancos também são mais propensos do que todos os não-brancos a expressar o desejo de tradições semanais de culto, como participar da comunhão (49% vs. 33%) e a leitura da liturgia (49% vs. 36%). Enquanto isso, as minorias étnicas ou raciais têm uma probabilidade significativamente maior do que seus pares brancos de valorizar a oração em línguas semanalmente (32% vs. 13%).
A pandemia alterou drasticamente a maneira como os americanos - principalmente os cristãos praticantes - se envolvem com suas comunidades de fé, embora também tenha proporcionado amplas oportunidades para os indivíduos personalizarem sua experiência semanal de adoração com o uso de ferramentas digitais.
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