Putin representa 'Gogue' na profecia bíblica? Especialista analisa suas declarações

Reuniões e declarações protagonizadas por Vladimir Putin podem estar relacionadas à profecia de Ezequiel.

Fonte: Guiame, com informações do All IsraelAtualizado: terça-feira, 11 de outubro de 2022 às 15:22
Vladimir Putin responde a perguntas da mídia sobre o reconhecimento russo das 'repúblicas populares' de Donetsk e Lugansk, em entrevista coletiva, em 22 de fevereiro de 2022. (Foto: Gabinete Executivo Presidencial da Rússia)
Vladimir Putin responde a perguntas da mídia sobre o reconhecimento russo das 'repúblicas populares' de Donetsk e Lugansk, em entrevista coletiva, em 22 de fevereiro de 2022. (Foto: Gabinete Executivo Presidencial da Rússia)

À medida que as tensões entre a Rússia e o Ocidente aumentam rapidamente, a retórica de Vladimir Putin, 70 anos, se torna cada vez mais apocalíptica. O mesmo discurso tem sido feito pelo presidente americano Joe Biden, que chegou a citar o termo ‘Armagedom’.

No episódio de estreia do programa de TV “The Rosenberg Report”, o editor evangélico Joel C. Rosenberg dedicou o primeiro segmento completo para examinar a ameaça representada por Vladimir Putin, chamando-o de “o homem mais perigoso do planeta”.

Morador de Jerusalém, Rosenberg avisou que “desde a crise dos mísseis cubanos de 1962 o mundo não esteve tão perto de uma guerra nuclear”.

No mesmo momento, Joe Biden disse quase a mesma coisa na cidade de Nova York.

“Pela primeira vez desde a crise dos mísseis cubanos, temos uma ameaça direta ao uso de armas nucleares, se de fato as coisas continuarem no caminho que estão seguindo”, disse Biden durante evento de arrecadação de fundos democrata em Manhattan.

O presidente americano alertou que Putin arriscava puxar o mundo para o Livro do Apocalipse.

“Não enfrentamos a perspectiva do Armagedom desde Kennedy e a crise dos mísseis cubanos”, disse Biden.

“Eu não acho que exista a capacidade de facilmente (usar) uma arma nuclear tática e não acabar com o Armagedom.”

‘Políticas satânicas’

Em seu discurso feito na semana passada, Putin ameaçou usar armas nucleares na Ucrânia, e denunciou as políticas de Biden, dos EUA e do Ocidente como “satânicas”.

O líder russo citou a Bíblia para declarar que “essas frutas venenosas se tornaram visíveis, não apenas para as pessoas na Rússia, mas também para muitas no Ocidente”, informou  a Associated Press.

“A ditadura das elites ocidentais é dirigida contra todas as sociedades, incluindo os próprios povos dos países ocidentais”, disse Putin em um importante discurso. “Esta é uma negação completa da humanidade, a derrubada da fé e dos valores tradicionais a própria supressão da liberdade assumiu as características de uma religião: satanismo total”.

Rosenberg disse que o atual momento “é arrepiante e tenho pouca confiança de que Biden esteja à altura do desafio.”

Putin é Gogue?

O apresentador do “The Rosenberg Report” fez o seguinte relato sobre a atuação política e liderança de Putin: “Desde que chegou ao poder em 2000, ele enviou forças para a Geórgia, Crimeia, Síria e Ucrânia. Ele está armando o Irã, mesmo que eles ameacem ‘varrer Israel do mapa’. E agora, Putin está ameaçando tornar-se nuclear na Ucrânia”.

Rosenberg acredita que Biden não está levando o discurso a sério o suficiente. Mas o editor afirma que Putin está falando sério.

“Como escrevi em Inimigos e Aliados, Putin se vê tanto como Czar quanto como Poderoso Chefão”, disse Rosenberg. “Como avisei em março no All Israel News, ‘desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, o mundo não esteve tão perto de uma guerra nuclear’”.

Para Rosenberg o insucesso de Putin na sua investida contra a Ucrânia pode ter acelerado suas pretensões mais contundentes, como o uso de armamentos nucelares.

“Mesmo em março, Putin já estava perdendo na Ucrânia. Seis meses depois, ele foi humilhado lá. Desesperado, ele está mobilizando 300.000 reservistas. Mas se ele não pode vencer convencionalmente, Putin pode simplesmente recorrer à opção nuclear. É por isso que ele é tão perigoso”, disse.

Diante disso, a conclusão de Rosenberg é a de que Putin não tem simplesmente uma máquina militar mortal, mas ele está disposto a usá-la. E a Ucrânia não é o fim das ambições assassinas de Putin, afirmou.

“Uma pergunta que tenho feito repetidamente por cristãos ao longo dos anos: Vladimir Putin é “Gogue”, o ditador maligno profetizado em Ezequiel 38 e 39 que forma uma aliança com Irã, Turquia e outros países nos ‘últimos dias’ para invadir Israel?”

Profecias bíblicas

Rosenberg diz que o interesse por essas profecias bíblicas aumentou este ano devido a vários encontros que Putin teve com outros líderes, entre os quais o presidente iraniano Ebrahim Raisi, o presidente turco Recep Erdogan. Eles se encontraram em julho em Teerã, prometendo continuar suas operações militares na Síria.

Outro motivo, segundo o editor foram duas reuniões do presidente russo com o líder do Irã.

“Embora gravemente doente, o líder supremo do Irã encontrou tempo para seu aliado mais importante, que está ajudando a construir o programa nuclear de Teerã e vendendo armas avançadas”, disse.

Segundo Rosenberg, o motivo está nesta declaração de Putin:

“Rússia e Irã estão finalizando um novo grande… tratado que elevará as relações bilaterais ao nível de parceria estratégica”.

‘Guerra de Gogue e Magogue’

Apesar de todas essas movimentações no tabuleiro geopolítico, Rosenberg diz que não acredita que a “Guerra de Gogue e Magogue” seja iminente.

“No entanto, nunca nos 2.600 anos desde que Ezequiel profetizou, vimos a Rússia e o Irã formando tal aliança”.

Ele também disse que ainda é muito cedo para conclusões se Putin é “Gogue”.

“Mas é justo dizer que Putin é ‘Goguiano’”.

Rosenberg diz que “talvez ele tenha sido derrotado na Ucrânia e derrubado em Moscou”. Mas se Putin “virar a mesa e vencer, o medo sobre quem ele vai atacar em seguida só aumentará. Certamente aqui em Jerusalém”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições