Quais são os sinais da vinda de Jesus e do fim dos tempos? Pastor aponta para os detalhes

Hernandes Dias Lopes lembra que já estamos vivendo no auge de vários sinais, entre eles, pandemia, terremotos e guerras.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 às 11:18
Imagem de futuro apocalíptico. (Foto: Istock)
Imagem de futuro apocalíptico. (Foto: Istock)

No texto bíblico de Mateus 24, conhecido como “sermão profético”, Jesus respondeu à pergunta dos discípulos, apontando para os sinais que precederiam sua vinda e os últimos dias.

“Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?” (Mateus 24.3)

Que grande privilégio os discípulos tiveram por questionarem a Jesus diretamente, porque no Antigo Testamento muitos profetas escreveram sobre o fim dos tempos, se referindo ao Messias que eles nem chegariam a conhecer.

O que significa “fim dos tempos”

Fim dos tempos, tempo do fim ou últimos dias. Em primeiro lugar o “tempo” a que se refere o termo é a “duração relativa dos acontecimentos”. É o que determina os períodos e as épocas. E, na Bíblia, os tempos são cíclicos. 

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou…” (Eclesiastes 3.1-8)

Esse texto é muito esclarecedor porque, na natureza, podemos observar os tempos determinados. A mãe aguarda o período de nove meses de gravidez para dar à luz um filho. Existe um tempo para a primavera, o verão, o outono e o inverno. Um tempo de flores e frutos e depois o frio e as folhas caindo das árvores. Mas para todos os tempos existem sinais. 

Certa vez, Jesus disse à multidão:

“Quando vocês veem uma nuvem se levantando no ocidente, logo dizem: Vai chover, e assim acontece. E quando sopra o vento sul, vocês dizem: Vai fazer calor, e assim ocorre. Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como não sabem interpretar o tempo presente?” (Lucas 12.54-56)

Qual é o nosso tempo?

Naquela época, quando Jesus disse isso, ainda não existia a Bíblia com todos os seus livros. Hoje, podemos ler todas essas histórias e a identificação dos tempos se tornou muito mais fácil. Então, qual é o nosso tempo? Biblicamente, onde nos situamos? No começo, no meio ou no fim da história? 

O fim dos tempos determina o fim da história bíblica, que começa em Gênesis e termina em Apocalipse. Quando todas as profecias se cumprirem, Deus julgará as nações e os povos, e derramará a sua ira sobre os injustos. E separará o joio do trigo, os bodes das ovelhas. 

O mal será aniquilado e então virá um novo tempo. Quer dizer que o fim dos tempos anunciará outros começos. Entenda que esse final não virá sem antes apresentar os devidos sinais. 

Segundo as Escrituras, os filhos de Deus que são os filhos da luz, saberão quando Jesus estiver prestes a voltar pela segunda vez. O tempo do fim será identificado.

“Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. Quando disserem: ‘Paz e segurança’ então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.” (1 Tessalonicenses 5.1-5)

Os cristãos devem estar sempre atentos aos sinais. “…fiquem atentos: Eu os avisei de tudo antecipadamente.” (Marcos 13.23)

O pastor e escritor Hernandes Dias Lopes diz que há mais profecias sobre a segunda vinda de Cristo do que da primeira, depois lembra que todos os sinais apontam para o cumprimento dessa promessa.

Sobre os sinais

“Jesus não nos deixou em dúvida acerca dos sinais. Em seu sermão profético ele os apontou e agora precisam estar muito claros ao nosso coração a fim de que nos gloriemos e vigiemos para esse glorioso dia”, alertou o pastor. 

Hernandes pergunta se tem alguém que duvide que estamos vivendo “nessa Babel de tantas vozes e de tanta confusão religiosa”. Segundo ele, há muitos “deuses”, muitas vozes e muitos falsos profetas e falsos cristos. “Os caminhos se bifurcam”, ele apontou.

O pastor lembrou também de vários sinais que já estamos vivendo, entre eles terremotos, guerras, epidemias, intensa perseguição aos cristãos, apostasia e o esfriamento do amor. “As pessoas estão vivendo para si mesmas, egoisticamente, olhando para o próximo, não como alguém que deve ser servido, mas explorado”, disse.

Você já se preparou?

“A volta de Cristo será um dia de luz e de trevas. Luz para os que estão preparados e viverão a grande e gloriosa alegria do encontro com Jesus. Trevas para os despreparados que viverão a dor, o choro e a grande tristeza que nunca mais poderá ser reparada”, frisou.

Hernandes alertou para que todos pensem na segunda vinda de Cristo, abram suas Bíblias e estudem sobre isso. “Jesus em breve voltará, é hora de se preparar para se encontrar com Deus”, continuou.

“Que haja salvação, reconciliação e vigilância para que quando Jesus voltar, não nos apanhe de surpresa”, orou e concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições