Sociedade Bíblica da Dinamarca elimina referências a Israel em nova Bíblia

A Sociedade Bíblica da Dinamarca lançou uma nova tradução bíblica que elimina a palavra Israel do Novo Testamento.

Fonte: Guiame, com informações do 24NYTAtualizado: segunda-feira, 20 de abril de 2020 às 15:11
A Sociedade Bíblica da Dinamarca lançou uma tradução que elimina Israel do Novo Testamento. (Foto: Divulgação)
A Sociedade Bíblica da Dinamarca lançou uma tradução que elimina Israel do Novo Testamento. (Foto: Divulgação)

Uma nova tradução oficial da Bíblia para o dinamarquês desperta admiração entre as pessoas religiosas. A Sociedade Bíblica da Dinamarca, responsável pela tradução, eliminou a palavra “Israel” do Novo Testamento — que na nova edição é chamado de “O Novo Acordo”.

Cerca de 60 referências à terra de Israel foram removidas da nova tradução da “Bíblia 2020”. Em todas as passagens bíblicas, a palavra Israel é substituída por “judeus”, “a terra dos judeus” ou não é substituída por um termo alternativo.

A Secretária-Geral da Sociedade Bíblica da Dinamarca, Birgitte Stoklund Larsen, alega no site da organização que a palavra Israel foi reescrita para que a Bíblia possa ser compreendida por pessoas que não possuem conhecimento bíblico.

Larsen também defende a mudança afirmando que Israel “nos textos bíblicos tem uma variedade de significados”.

“O Novo Acordo foi publicado pela primeira vez em 2007 e foi levemente revisado até o lançamento da Bíblia 2020. Muitos ficaram satisfeitos pelos tradutores terem optado por parafrasear Israel com, por exemplo, o ‘povo judeu’, ‘os judeus’ ou simplesmente ‘povo’, para evitar um mal-entendido óbvio com o estado moderno de Israel”, alega.

Em um vídeo publicado no YouTube, o dinamarquês Jan Frost faz uma crítica aberta sobre a mudança na nova Bíblia. Ele relata a explicação dos tradutores da nova edição, que alegaram que Israel nos tempos bíblicos não é a mesma Israel atual.

Os tradutores, no entanto, não aplicaram a mesma lógica ao mencionar a terra do Egito. A palavra Egito permanece inalterada na nova edição da Bíblia, observa Frost.

Nas redes sociais, vários usuários estão criticando a mudança de um elemento tão central do Novo Testamento. Na maioria dos comentários, há uma suspeita generalizada de que Israel tenha sido removido pela Sociedade Bíblica por razões políticas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições