16.000 grupos de oração surgem em Taiwan, em meio às ameaças da China

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o temor de que Xi Jinping possa "anexar” Taiwan aumentou, assim como uma possível guerra na região.

Fonte: Guiame, com informações da CBN NewsAtualizado: segunda-feira, 24 de julho de 2023 às 12:54
Grupos de oração crescem em Taiwan diante das ameaças da China. (Foto: Reprodução/CBN News)
Grupos de oração crescem em Taiwan diante das ameaças da China. (Foto: Reprodução/CBN News)

As ameaças de invasão de Taiwan pela China vêm aumentando há meses, gerando grandes protestos na ilha asiática, além de alertas internacionais

Segundo um relatório do WION News, "as tensões estão chegando ao auge. A beligerância de Pequim está mais uma vez deixando Taipei [capital de Taiwan] nervosa".

Recentemente, militares chineses divulgaram imagens mostrando como seriam os ataques simulados a Taiwan.

Um outro relatório, da SkyNews London, alerta que uma guerra em Taiwan “teria consequências econômicas catastróficas não apenas para esta ilha, mas para todo o mundo".

Diante do assédio militar chinês quase que diariamente, a pequena ilha na costa continental está “reforçando suas forças armadas e treinando com novas armas dos EUA". As informações da rede norte-americana CBS News, também são de que as forças armadas dos EUA se preparam para uma possível guerra em grande escala.

"Para ser claro, não buscamos conflito ou confronto, mas não recuaremos diante de bullying ou coerção", disse o desafiador secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

Cristãos de Joelhos

Diante das tensões e ameaças de guerra alardeadas durante o dia, os cristãos de Taiwan estão de joelhos à noite.

"As orações unidas e orações de jejum das igrejas em Taiwan são muito mais [intensas] do que nunca. É um movimento de oração sem precedentes", disse Brian Lu, pastor da Shekinah House of Bread of Life em Taipei, à CBN News.

O pastor diz que por toda a ilha, as pessoas se reúnem diariamente, 24 horas por dia, para orar por reavivamento, unidade, arrependimento e proteção de seu país.

Gordon Huang, um proeminente líder da igreja aqui, disse acreditar “que algo tão simples está começando a ter um impacto tão grande sobre as pessoas na igreja e também sobre as pessoas ao redor da igreja".

Huang é líder de uma das denominações mais conhecidas de Taiwan, com sua igreja instalada no topo do marco icônico conhecido como Taipei 101, no coração da capital.

Seu temor é de que a guerra com a China esteja próxima e diz desejar que os cristãos estejam prontos.

"Acho que uma coisa com certeza é que as pessoas vão ficar tão abaladas e vão querer ouvir o Evangelho. Você está pronto ou vai fugir?", questionou Huang em sua entrevista à CBN News.

‘Orar é urgente’

Don Young, que serviu como missionário americano na África Ocidental por 15 anos, conta que esse tema de agitação tomou conta de suas preocupações há dois anos. “Eu tinha ouvido do Senhor: 'O tempo é curto, a hora é urgente, é hora de orar'”, recorda-se.

Atualmente, ele tem viajado pelo mundo ensinando aos cristãos como ter uma jornada de oração mais profunda com Deus.

Em maio de 2021, o pastor Young relatou que recebeu uma revelação do Senhor, na qual foi transmitida uma mensagem sobre um evento sísmico que afetaria profundamente a nação. Ele compartilhou essa mensagem com os líderes da igreja na ilha, desencadeando assim um poderoso movimento de oração que se espalhou por Taiwan desde então.

‘Movimento de oração’

O movimento RPG (Revival Prayer Group) teve início com a união de algumas pessoas em pequenos grupos dedicados a orar por Taiwan. Eles se comprometeram a manter uma corrente de oração ininterrupta durante as 24 horas do dia em prol da nação taiwanesa.

"A oração é a única maneira pela qual você pode superar qualquer coisa que estremeça", disse Young, que agora trabalha no College of Prayer International, com sede na Geórgia.

"Jesus disse tudo pela oração. Ele não fez nada além da oração. Antes era apenas um momento com Deus, todos nós os temos, mas agora estava se transformando em um movimento para Deus. Há uma grande diferença entre um momento e um movimento."

“Como o RPG tem duas ou três pessoas em um grupo, se um dia acontecer uma guerra e não houver edifícios físicos onde as pessoas possam se encontrar, ainda podemos orar em pequenos grupos para que a igreja não seja afetada”, disse o pastor Lu.

Desde 1978, Peter Yang tem exercido o pastorado e plantado igrejas em Taiwan. Segundo ele, nunca viu o tipo de unidade como está acontecendo agora, com igrejas de diversas linhas denominacionais unidas no mesmo propósito.

"O que está acontecendo hoje é tão raro", disse o reverendo Yang, que lidera a Aliança Cristã de Taiwan. "Todos os dias, todas as semanas, me junto a pastores de outras igrejas, outras denominações, e oramos por nossas cidades, por nossa nação por outros países. É incrível, é claramente obra de Deus. A unidade será o legado deste movimento."

Milhares de grupos de oração

O movimento dez surgiu mais de 16.000 Grupos de Oração de Avivamento, que tem inclusive a participação de membros da igreja clandestina chinesa.

“Queremos ter 300.000 grupos de RPG onde também nos unimos com igrejas na China, reunindo todos os líderes e membros, de ambos os lados, para que possamos orar com o objetivo de impactar a China também”, disse Yang.

A oração faz a diferença

A invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado causou grande apreensão na ilha de 23 milhões de pessoas, com muitas comparações entre a obsessão de Putin em assumir o controle da Ucrânia e a determinação de Xi Jinping de "anexar" Taiwan.

Há um temor crescente de que uma guerra possa eclodir também em Taiawan sem aviso prévio, o que está levando muitas pessoas a buscar ativamente a paz em meio às contínuas ameaças que chegam de Pequim.

“Muitas pessoas vieram e se juntaram ao RPG porque ouviram testemunhos de como Deus está respondendo às orações, então você tem muitas pessoas incrédulas se juntando ao RPG e, ao abrirem suas bocas e orarem, elas experimentam o Senhor, então também estão vindo ao Senhor”, disse o pastor Huang.

Muitos líderes religiosos disseram à CBN News que um possível confronto entre Taiwan e China seria como Davi enfrentando Golias, que produziria uma devastação incalculável, além de perda de vidas.

Para eles, a oração pode fazer a diferença entre a guerra e a paz. 

“Pedimos às igrejas de todo o mundo que orem por este lugar mais perigoso do mundo hoje, para que a paz de Deus possa vir sobre as relações através do Estreito”, disse o pastor Lu.

“Os chineses étnicos não devem matar uns aos outros, mas, em vez disso, devemos cumprir juntos o movimento de missões do fim dos tempos, para trazer o Evangelho de volta a Jerusalém”.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições