Arqueólogos descobrem ruínas de igreja cristã primitiva no Egito

Descoberta foi feita por pesquisadores poloneses em escavações perto da cidade de Alexandria.

Fonte: Guiame, com informações do First NewsAtualizado: terça-feira, 28 de maio de 2019 às 17:43
O que resta da igreja foi descoberto no antigo porto de Marea, perto da cidade de Alexandria. (Foto: T. Skrzypiec / PCMA)
O que resta da igreja foi descoberto no antigo porto de Marea, perto da cidade de Alexandria. (Foto: T. Skrzypiec / PCMA)

Arqueólogos poloneses descobriram uma igreja do século IV no Egito, que, segundo eles, pode ser um dos mais antigos templos cristãos no país. As ruínas da igreja foram descobertas no antigo porto de Marea, perto da cidade de Alexandria.

Marea era uma movimentada cidade portuária no Lago Maeortis, agora conhecida como Lago Mariout e “serviu como o porto de Alexandria para navios que navegam no Nilo”.

Era uma comunidade urbana muito rica, de acordo com as fontes sobreviventes, desde o período helenístico até a era bizantina. A cidade caiu em declínio após a conquista árabe do Egito e foi gravemente danificada por um terremoto e mais tarde foi abandonada.

Uma equipe do Centro de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia, na Polônia, vem realizando pesquisas no local desde 2000, incluindo trabalhos de escavação e conservação.

Os especialistas continuam a investigar o sítio arqueológico para obter mais informações sobre a natureza das primeiras igrejas e isso pode trazer conhecimento sobre a comunidade cristã primitiva no Egito.

Cristianismo no Egito

As descobertas mais interessantes da equipe em Marea até agora incluem uma basílica, uma capela funerária e as maiores coleções de fragmentos cerâmicos (“ostracas” para arqueólogos) descobertas no Egito.

Na basílica, que funcionou do século 5 ao século 8, os arqueólogos descobriram remanescentes muito antigos.

“No final da última temporada de pesquisa, sob o piso da basílica, encontramos os restos de uma parede, que se revelaram ser as paredes externas de uma igreja ainda mais antiga”, disse o Dr. Krzysztof Babraj, do Museu de Arqueologia de Cracóvia, quem liderou a pesquisa sobre a basílica.

“Este é um dos mais antigos templos cristãos descobertos no Egito até agora”, acrescentou.

Terremoto

A igreja mais velha está embaixo da basílica, que foi destruída por um terremoto que devastou o Marea no oitavo século depois de Cristo. A forma de suas paredes de calcário, juntamente com fragmentos de cerâmica e vidro encontrados dentro das ruínas, indicam que a igreja remonta a meados do século IV.

As ruínas medem 24 por 15 metros, a igreja foi decorada com azulejos policromos, dos quais poucos restaram. Os arqueólogos estão coletando o que sobrou deles, espalhados em milhares de fragmentos. Todas as telhas foram destruídas durante o terremoto e estão em fragmentos.

A igreja mais antiga tinha paredes de pedra calcária que estavam cheias de detritos e pedras. A equipe conseguiu datar o prédio por causa dos fragmentos de cerâmica ou ostraca encontrados nas ruínas.

Os muros exteriores da igreja foram identificados e foram construídos na forma de uma cruz, típica das casas de culto cristãs, desde os tempos antigos até hoje.

Quando a Igreja maior foi destruída, o local de culto mais antigo foi completamente enterrado por alvenarias e pilares, ficando perdida na história até ser revelada agora pela equipe de pesquisa.

“Nossa descoberta também é importante porque basicamente não conhecemos quaisquer remanescentes de igrejas da metrópole vizinha, Alexandria. Agora sabemos como eles podem parecer, e é por isso que é tão importante continuar nossa pesquisa que acabamos de começar na velha igreja”, disse Babraj, explicando o significado da descoberta.

 A mais antiga igreja cristã no Egito que ainda está em uso é a famosa Igreja Suspensa no Cairo, que data dos anos 690 dC.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições