Brasil e Israel conversam sobre cooperação para desenvolver remédio contra Covid-19

O medicamento EXO-CD24 é originalmente destinado ao tratamento do câncer de ovário e apresentou resultados preliminares positivos em pacientes com coronavírus.

Fonte: Guiame, com informações do GloboAtualizado: sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021 às 17:42
O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em visita ao Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém, em abril de 2019. (Foto: Menahem Kahana / AF)
O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em visita ao Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém, em abril de 2019. (Foto: Menahem Kahana / AF)

Por meio de telefonema entre o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netahyahu, que aconteceu nesta sexta-feira (12), os líderes dois países conversaram sobre a possibilidade de cooperação entre os dois países no desenvolvimento de um remédio anunciado por Israel com eficácia de quase 100% para o tratamento da Covid-19.

O medicamento em formato de spray inalável é originalmente destinado ao tratamento do câncer de ovário, e apresentou resultados preliminares positivos em pacientes com coronavírus. Até o momento, no entanto, ainda não foi realizado nenhum ensaio clínico.

O medicamento EXO-CD24 foi aplicado em 30 pacientes que tinham Covid-19. Destes, 29 se recuperam, de acordo com pesquisadores do centro médico Ichilov, de Tel Aviv. Os pesquisadores agora farão uma pesquisa com grupo de controle, onde metade das pessoas recebe o remédio e metade recebe um placebo. O Brasil poderia participar da fase de pesquisa com grupo de controle e da eventual produção em massa do medicamento, de acordo com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

“Falamos sobre a cooperação para esse remédio também, tentar desenvolver junto e trazer para o Brasil. E também algumas palavras sobre a vacina israelense. Nós temos uma guerra contra coronavírus e estamos juntos”, declarou o diplomata israelense, que participou da conversa junto a Bolsonaro e ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Da parte brasileira, o entendimento após o contato com Netanyahu foi que pode haver uma "cooperação ampla" em saúde pública.

Durante transmissão ao vivo pela internet na noite desta quinta-feira (11), Bolsonaro anunciou o encontro virtual com o primeiro-ministro de Israel, no qual eles falariam "sobre esse novo spray que está servindo para, pelo menos experimentalmente, para pessoas em estado grave".

Antes mesmo da realização da pesquisa, no entanto, Bolsonaro afirmou que o governo já está em contato com os israelenses para trazer o remédio ao Brasil:

“Já estamos trabalhando com o nosso ministro Ernesto Araújo e com mais gente do nosso governo também tratando dessa questão, com o hospital lá de Israel que está desenvolvendo esse possível remédio [...] E eu quero trazer para cá. Obviamente, trazer para cá, pegar a documentação, dar entrada na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], porque não é eu que vou fazer isso aqui. A Anvisa reconheceu que existe realmente a possibilidade de cura, que o efeito colateral é infinitamente pequeno, nós vamos autorizar esse spray aqui no Brasil.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições