A Casa da Moeda do Canadá colocou em circulação a “Moeda da Igualdade” (Equality Coin), lançada no final do mês de abril em comemoração aos 50 anos de descriminalização da homossexualidade no país.
A moeda foi apresentada pelo ministro das Finanças do Canadá, Bill Morneau em transmissão ao vivo pelo Facebook.
“Uma nova moeda de US$ 1 representa um marco importante para os direitos LGBTQ2 no Canadá”, escreveu a Casa da Moeda em postagem naquela rede social.
O objeto traz as palavras “Equality”e “Égalité”, que em inglês e francês (línguas faladas no Canadá) quer dizer “Igualdade” e as datas “1969” e “2019”, para assinalar os 50 anos da entrada em vigor das leis que descriminalizaram a homossexualidade no país.
Na moeda há um desenho de dois rostos entrelaçados refletindo a “fluidez de gênero”, sendo deixada aberta à interpretação se os indivíduos retratados são homens, mulheres, não binários etc.
Já o verso da moeda apresenta tradicionalmente uma efígie de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, como são as moedas canadenses desde 2003.
O design da nova moeda foi aprovado pelo Governo de Justin Trudeau em dezembro de 2018.
Meio século antes, o seu pai, Pierre Trudeau, quando era ministro da Justiça, proferiu uma frase que ficou famosa na história política do país: “Não há lugar para o Estado nos quartos desta nação”.
Pierre Trudeau, ao se tornar primeiro-ministro, foi responsável pela introdução de alterações ao código penal do Canadá, trazendo a visão de que “o que é feito em privado entre adultos não diz respeito ao código penal”.
Dois anos depois, em 1969, foi aprovada a lei que descriminalizou a atividade sexual consentida entre indivíduos do mesmo sexo com mais de 21 anos.
A moeda entra em circulação hoje e deve se tornar um item de colecionador ainda, afinal, serão produzidas 3 milhões de unidades e colocadas em circulação uma única vez.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições