Casais sem experiência sexual têm mais chances de ter um casamento estável, diz estudo

O estudo confirmou que 45% dos considerados “inexperientes sexualmente” demonstraram mais estabilidade nos casamentos.

Fonte: Guiame, com informações do New York PostAtualizado: terça-feira, 25 de abril de 2023 às 16:24
A santidade nos relacionamentos garante um casamento saudável. (Foto: Reprodução/Unsplash/Mindy Sabiston)
A santidade nos relacionamentos garante um casamento saudável. (Foto: Reprodução/Unsplash/Mindy Sabiston)

Um novo estudo dirigido por pesquisadores da Universidade Brigham Young (BYU), em Utah, Estados Unidos, concluiu que o sexo antes do casamento pode afetar as perspectivas de relacionamento futuro.

Especialistas em estudos familiares do Wheatley Institute da BYU revelaram que 10 a 20% dos casados, ​​que só tiveram relação sexual com seu cônjuge, afirmaram ter uma união mais feliz e de maior qualidade do que aqueles que tiveram muitos parceiros sexuais antes do casamento.

Segundo o New York Post, o estudo ressalta que aqueles que tiveram apenas um parceiro sexual são quase três vezes mais propensos a não cogitar a ideia do divórcio e duas vezes mais sujeitos a relatar que estão “muito satisfeitos” com o casamento.

“Nossa pesquisa confirma o que outros estudos nacionais têm descoberto nos últimos anos, que casais sem experiência sexual têm duas a três vezes mais chances de ter um
casamento altamente estável”, disse Wheatley Brian J. Willoughby, coautor do relatório, em uma declaração para a universidade.

E continuou: “Parece que a exclusividade sexual entre os cônjuges fornece uma base subestimada para as intimidades do casamento e ajuda os cônjuges a criar um relacionamento mutuamente satisfatório baseado na intimidade emocional e na comunicação saudável”.

A base do novo estudo

O novo relatório foi intitulado como “O mito da experiência sexual: por que casais sem experiência sexual realmente têm casamentos mais fortes”.

Dados de 3.750 americanos que estão em relacionamentos sérios com o sexo oposto — incluídos no Estudo Nacional de Casais e Pornografia — serviram de base para o estudo que considerou uma série de pesquisas recentes que mostram uma conexão entre promiscuidade e sucesso no casamento.

De acordo com o relatório de 30 páginas, apenas uma em cada 10 pessoas casadas que se rotulam como “altamente experientes sexualmente” podem dizer que estão “muito satisfeitas” em seu casamento.

Além disso, apenas 25% dos indivíduos casados que tiveram de 5 a 9 parceiros sexuais e 14% dos que estiveram com 10 ou mais afirmaram ter um “nível muito alto de estabilidade em seu casamento”.

Em contrapartida, 45% dos considerados “inexperientes sexualmente” demonstraram o maior grau de estabilidade. 

Outro dado apresentado pelo estudo foi que quase 80% daqueles que fizeram sexo apenas com o cônjuge apresentaram maior proximidade emocional em seu relacionamento, o que é mais de 20% maior do que as pessoas que tiveram vários parceiros sexuais antes de se casarem.

Alerta aos solteiros

Os pesquisadores não relataram nenhuma diferença entre homens e mulheres quando se tratava da quantidade de atividade sexual que eles informaram antes de se casarem.

Jason S. Carroll, diretor associado do Wheatley Institute e coautor do relatório, motivou os solteiros a se arrepender de suas práticas sexuais pois ainda há tempo para mudar e definir relacionamentos futuros no caminho da santidade.

Ele expôs que 10 a 15% na categoria de alta experiência sexual “ainda estão indo muito bem em seus casamentos”.

“É provável que esses indivíduos tenham conseguido melhorar sua trajetória mudando sua mentalidade sobre sexo, abordando o casamento com compromisso duradouro e abraçando a fidelidade ao evitar comportamentos de busca alternativos após o casamento”, explicou ele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições