Cristãos se unem contra racismo à comunidade asiática, nos EUA

Eventos aconteceram em 14 cidades americanas, com cerca de 5.000 pessoas se manifestando em apoio aos asiático-americanos.

Fonte: Guiame, com informações do Charisma NewsAtualizado: quarta-feira, 31 de março de 2021 às 12:08
O pastor Reyn Cabinte [à direita] fala durante evento da Rally Nacional para Vidas e Dignidade, em 28 de março de 2021, em Nova York. (Foto: Roxanne Stone / RSN)
O pastor Reyn Cabinte [à direita] fala durante evento da Rally Nacional para Vidas e Dignidade, em 28 de março de 2021, em Nova York. (Foto: Roxanne Stone / RSN)

Com o crescimento dos ataques a asiáticos nos EUA, igrejas e entidades cristãs se mobilizam para defender as pessoas ameaçadas e vítimas de ódio racista. Organizada pela Asian American Christian Collaborative (AACC), uma marcha foi realizada em Chicago no domingo, 28 de março, como parte do Rally Nacional para Vidas e Dignidade da AAPI.

Outros eventos aconteceram em 14 cidades americanas, com cerca de 5.000 pessoas se manifestando em apoio aos asiático-americanos e moradores do Pacífico. As manifestações acontecem após ataques a pessoas de ascendência asiática na área de Atlanta neste mês.

Entre as oito pessoas mortas em um ataque feito a três spas em Atlanta, em 16 de março, seis eram mulheres de ascendência asiática. Em março, igrejas cristãs asiáticas, como a International Full Gospel Fellowship Church em Seattle sofreram ações de vândalos, com suas fachadas sendo pichadas com declarações racistas e palavras de ódio.

Marcha de Chicago, organizada pela Asian American Christian Collaborative, em 28 de março de 2021. (Foto: Emily McFarlan Miller / RSN)

Denise Peñacerrada Kruse, seu marido e seus três filhos viajaram quase 300 quilômetros de St. Louis a Chicago para participar do comício e marchar em apoio aos asiáticos.

"A cura acontece na comunidade", disse Peñacerrada Kruse, editora do Asian American Christian Collaborative, à multidão.

"Eu vim de St. Louis para mostrar aos meus filhos ... não precisamos viver com medo e não precisamos mais ficar em silêncio. Mesmo que nossas igrejas estejam, mesmo que tantas pessoas sabemos que somos, não seremos e não teremos medo", disse.

A AACC foi formada há um ano em resposta ao aumento do racismo anti-asiático que surgiu com a pandemia da Covid-19, com alguns culpando a China pela disseminação do vírus.

O grupo realizou seu primeiro evento em Chicago no ano passado, após as mortes de Ahmaud Arbery, Breonna Taylor e George Floyd, reunindo mais de 1.000 pessoas em sua Marcha por Vidas Negras e Dignidade.

Justin Giboney, presidente da AND Campaign, uma coalizão de justiça social cristã que foi um dos copatrocinadores dos comícios, disse ao Religion News Service que é importante para a comunidade negra apoiar agora a comunidade AAPI, para dizer: "Ei, estamos com vocês e, quando tivermos a oportunidade de defendê-los, nós o faremos."

A igreja pode liderar

Muitos grupos na América não apareceram uns para os outros dessa forma até agora, disse Giboney, que falou em Atlanta no domingo. Mas ele acredita que eles têm a oportunidade de tomar uma nova direção agora - e a igreja pode liderar o caminho.

"Durante o ano passado, vimos nossos amigos negros. Nós absorvemos um pouco de sua língua e estamos aprendendo algumas de suas habilidades", disse Reyn Cabinte, pastor em Washington Heights, que falou no evento em Nova York.

"Não temos uma longa história de autorrepresentação", disse Cabinte sobre os asiático-americanos.

Cabinte, cuja igreja multiétnica está localizada em um bairro predominantemente dominicano e judeu, incitou sua congregação no ano passado a falar pela vida dos negros. Observando o aumento da violência asiático-americana, no entanto, ele sentiu uma tensão crescente com o que chamou de "a natureza binária da conversa sobre justiça americana, onde preto e branco dominam o vocabulário e a atenção".

"O que está acontecendo tem sido um fardo para nossos corações", disse Arah Cho, da Joy Manhattan Church, localizada em Koreatown, e coordenador principal do comício em Nova York. Ela descreveu uma reunião de oração em sua igreja na semana anterior, após os ataques de Atlanta: "Transformou-se em uma conversa de duas horas. Não sabíamos como processar. Sentíamos muitas coisas, mas não sabíamos o que estávamos sentindo. "

O comício de domingo incluiu orações de lamento, cura e arrependimento, enquanto vários oradores se desculpavam por permanecer em silêncio por muito tempo em face do racismo anti-negro e reconheceram que até mesmo a igreja asiático-americana havia marginalizado as mulheres.

Desafios

No Seoul International Park em Los Angeles, onde placas pontilhavam o gramado do parque com mensagens como "Nosso lugar é aqui!" e "Jesus Restores", a pastora Janette Ok abordou os estereótipos dos asiático-americanos como uma "minoria modelo".

"Um desafio que enfrentamos como cristãos asiático-americanos", disse Ok, uma professora do Fuller Seminary e pastora da Igreja Ekko, "é reconhecer que nossa identidade em Cristo ... nossa identidade vem, não porque somos excepcionais de certas coisas que fazemos por sermos a boa minoria, não ... Vem de como Deus nos chama, de quem somos em Cristo."

Em Chicago, a AACC optou por marchar pelo bairro de Uptown depois que um vietnamita americano de 60 anos levou um soco na cabeça e foi seguido por outro carregando um taco de beisebol dias antes, explicou Gabriel Catanus, pastor principal da Igreja da Aliança da Cidade Jardim.

Carregando uma placa de papelão com os nomes de cada pessoa morta no tiroteio em Atlanta, Joseph Tam, 25, de Chicago, disse que era importante lamentar e lamentar suas perdas, "pessoas reais com vidas e histórias".

Para Tam, que frequenta a multiétnica River City Community Church no bairro de Humboldt Park da cidade, é importante estar perto de outros membros da comunidade de fé asiático-americana - especialmente em um momento em que é fácil se sentir isolado durante a pandemia. "Justiça é o personagem de Deus na Bíblia", disse ele.

"Acho que mostramos amor pelas outras pessoas lutando contra a injustiça, não tendo medo de olhar nos olhos, porque o mal e o pecado estão presentes ao nosso redor. Acredito firmemente que Cristo é mais poderoso do que todas essas coisas. Eu sei que no meio da dor e no meio da perda Ele está conosco", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições