Dinamarca permitirá aborto a partir dos 15 anos sem consentimento dos pais

Atualmente, o limite de idade para interromper a gravidez sem a autorização dos pais é de 18 anos, no país.

Fonte: Guiame, com informações de Gazeta do Povo e The Local DKAtualizado: quinta-feira, 25 de maio de 2023 às 18:51
Hoje, o limite de idade para interromper a gravidez sem a autorização dos pais é de 18 anos. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Cassidy Rowell).
Hoje, o limite de idade para interromper a gravidez sem a autorização dos pais é de 18 anos. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Cassidy Rowell).

O governo da Dinamarca planeja permitir que adolescentes a partir dos 15 anos de idade abortem sem precisar do consentimento dos pais.

O anúncio da nova medida foi feito pela ministra da Igualdade do país, Marie Bjerre, em declaração à agência de notícias Ritzau, na quarta-feira (24), dia do 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca.

"A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", justificou a ministra.

“É uma escolha muito difícil. Mas não é uma escolha dos pais. É a escolha da jovem, porque se trata de seu próprio corpo e de sua própria vida".

Atualmente, na Dinamarca, o limite de idade para interromper a gravidez sem a autorização dos pais é de 18 anos. 

A idade limite nunca havia sido alterada desde que o aborto se tornou legal na nação, em 1973. Ainda não está claro quando a mudança da faixa etária entrará em vigor.

Segundo um relatório do Conselho de Aborto, houve 30 pedidos para abortar sem o consentimento dos pais em 2021, com três deles sendo negado.

O aborto é permitido na Dinamarca até as 12 primeiras semanas de gestação. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições