Drag queen é repudiado nas Filipinas por performance como Cristo: ‘Desrespeito’

O homem disse que sua performance, que incluiu a Oração do Pai Nosso, pretendeu desafiar noções de louvor e adoração.

Fonte: Guiame, com informações da CNN Filipinas e The Philippine StarAtualizado: sexta-feira, 14 de julho de 2023 às 16:14
Pura Luka Vega postou sua performance no Twitter com a legenda: "Obrigado por vir à igreja!”. (Captura Twitter)
Pura Luka Vega postou sua performance no Twitter com a legenda: "Obrigado por vir à igreja!”. (Captura Twitter)

Um filipino foi criticado e repudiado depois de uma performance ‘Drag Christ’, que viralizou nas redes sociais logo após ser postado, em 9 de julho.

No vídeo, o drag queen Pura Luka Veja aparece vestido com uma fantasia de Jesus Cristo enquanto toca, junto com a multidão, uma versão punk rock da Oração do Pai Nosso, cuja tradução filipina é "Ama Namin".

“Representar Jesus Cristo em uma performance de drag e dançar o hino católico Pai Nosso é um desrespeito total a Deus”, disse Jerome Secillan, secretário-executivo de uma instituição cristã.

Ele alertou o público contra o uso de elementos associados à religião e para garantir que não sejam ofensivos à fé de outras pessoas.

“As pessoas devem ser extremamente prudentes em suas ações, principalmente no que diz respeito ao uso de elementos da religião e da fé para fins seculares”, disse Secillano.

“Se não for usado corretamente, tais ações beiram a zombaria e palavrões”, acrescentou.

De acordo com Secillano, “dançar ao som de uma oração sagrada e bíblica, com roupas sagradas combinando, é completamente desrespeitoso não apenas com as pessoas e instituições que praticam tal fé, mas com o próprio Deus”.

“A fé e os objetos sagrados não são para fins de entretenimento. Eles são úteis para canalizar nosso desejo mais profundo de recorrer ao Divino”, disse Secillano.

‘Desafiar noções de adoração’

Não é a primeira vez que Pura Luka Vega faz ataques públicos ao cristianismo. Em abril, durante a Páscoa, ele se paramentou de Jesus ao lado de uma pessoa que se passou por Maria.

Drag queen faz representação de Jesus, na Páscoa. (Foto: Instagram/ Pura Luka Vega)

Sobre a atual ‘performance’, Vega diz que não pretendia desrespeitar ou blasfemar, mas sim desafiar as noções de louvor e adoração.

"Na minha opinião, a estranheza sempre esteve lá, ... sinto que é minha maneira de realmente louvar a Deus."

O filipino disse que sua religião é católica romana, embora não devoto, e fez a performance “intencionalmente para desafiar nossas noções de como adoramos ou como cantamos nosso louvor".

E questionou: "Foi ofensivo porque sou um indivíduo queer ou foi por outros fatores?”.

Visão deturpada da Bíblia

Segundo a drag queen, a Bíblia priva a comunidade LGBTQIA+ de direitos humanos básicos.

“Eu só quero criar uma narrativa que, apesar de tudo isso, Jesus, como a personificação do amor de Deus por todos, não se esqueça dos oprimidos, incluindo a comunidade LGBTQIA+”, disse.

De acordo com o censo da Autoridade de Estatística das Filipinas sobre Afiliação Religiosa no país, publicado em fevereiro de 2023, pelo menos 88% dos filipinos são cristãos.

‘Blasfêmia’

O presidente do Senado, Juan Miguel Zubiri, condenou o desempenho de Vega "nos termos mais fortes possíveis" e afirmou que beirava a atividade criminosa.

“Isso ofende a sensibilidade de nossos irmãos e irmãs cristãos, rebaixa profundamente a fé de milhões de filipinos e aumenta perigosamente os limites do discurso e expressão protegidos”, disse Zubiri.

"Nesse caso, cabe a acusação criminal nos termos do artigo 201 do Código Penal Revisto, que pune quem 'ofender qualquer raça ou religião na execução de peças, cenas, atos ou espetáculos obscenos ou indecentes em teatros, feiras ou qualquer outro lugar.' Pedimos às autoridades que investiguem este assunto", acrescentou.

‘Desrespeito’

Até uma senadora que é defensora da comunidade LGBTQIA+ na câmara alta lamentou a atuação de Vega.

"Como uma mulher de fé, admito que pessoalmente acho isso lamentável. Conheço muitos membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas de fé entre eles, acham isso lamentável", disse Risa Hontiveros.

Os senadores Koko Pimentel e JV Ejercito também criticaram o desempenho de Vega.

"O verdadeiro teste da criatividade é conquistar a admiração das pessoas pelo brilhantismo do trabalho. Criatividade não é ser corajoso o suficiente para ofender as pessoas. Portanto, não devemos deixar esse cara lucrar com seu trabalho desprezível", disse Pimentel.

"Ama Namin é sagrado para nós cristãos; usá-lo para humor é extremamente ofensivo e desrespeitoso. Os artistas devem sempre exercer discernimento, pois seu ofício pode inspirar divisão ou pior, agressão", acrescentou Ejercito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições