Estado Islâmico perde poder sobre cidade cristã após retomada da Síria

Localizada em ponto estratégico, a cidade havia sido ocupada pela milícia terrorista em agosto de 2015. Al-Qaryatain é cercada por montanhas e fica 100 quilômetros a oeste de Palmira, reconquistada pelas forças do governo há uma semana.

Fonte: Guiame, com informações da AFPAtualizado: segunda-feira, 4 de abril de 2016 às 14:59
Bashar al-Assad, o presidente sírio, tem feito esforços para retomar as cidades ocupadas pelo EI na Síria. (Foto: Alliance).
Bashar al-Assad, o presidente sírio, tem feito esforços para retomar as cidades ocupadas pelo EI na Síria. (Foto: Alliance).

A cidade de Al-Qaryatain que estava sob controle do grupo extremista “Estado Islâmico” (EI) desde agosto de 2015 foi retomada pela Síria. Tropas de Bashar al-Assad reconquistam a cidade estratégica que fica perto de Palmira, que foi há pouco recuperada pelo Exército.

O Exército sírio e suas forças aliadas retomaram o controle da cidade da região central do país, retirando-a das mãos do EI. A informação é de autoridades militares da Síria, citadas pela imprensa local no último domingo (3).

Localizada em ponto estratégico, a cidade havia sido ocupada pela milícia terrorista em agosto de 2015. Al-Qaryatain é cercada por montanhas e fica 100 quilômetros a oeste de Palmira, reconquistada pelas forças do governo há uma semana.

Bashar al-Assad, o presidente sírio, tem feito esforços para retomar as cidades ocupadas pelo EI na Síria. Mas, existe um temor, que as forças extremistas cheguem ao oeste, região mais populosa do país, onde Damasco e outras grandes cidades estão localizadas.

Vitória Estratégica

De acordo com a televisão estatal síria, as tropas de Assad "restauraram completamente a segurança e a estabilidade em al-Qaryatain, depois de matar os últimos grupos restantes de terroristas do Daesh", citando o acrônimo em árabe para o "Estado Islâmico".

O comandante do Exército disse, em comunicado, que a retomada da cidade é uma vitória estratégica, pois protege rotas entre a região de Damasco e campos petrolíferos no leste do país. Ela também interrompe rotas de abastecimento usadas pelo EI dentro da Síria.

Já, de acordo com a imprensa local, as forças do governo invadiram al-Qaryatain a partir de diferentes direções. Sana, a agência estatal de notícias, citando uma fonte militar, afirmou que o Exército conseguiu limpar áreas no entorno da cidade onde o EI havia plantado explosivos.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que monitora o conflito no país através de uma rede de fontes locais, declarou que mais de 40 ataques aéreos foram realizados no domingo nas proximidades da cidade, tanto por aviões sírios como russos.

Monastério Cristão

Em agosto de 2015, quando o EI tomou o controle de al-Qaryatain, um monastério cristão foi destruído e cerca de 200 civis que residiam na cidade foram feitos prisioneiros, sendo muitos transferidos para a cidade de Raqqa, também tomada pelos extremistas.

Essa foi a segunda conquista do Exército sírio em apenas uma semana. No domingo passado, o governo anunciou a retomada completa de Palmira, ocupada pela milícia terrorista há dez meses.
Conhecida como "a pérola do deserto", Palmira é famosa por seus tesouros arqueológicos. O EI chocou o mundo com a destruição de diversos templos antigos, tumbas e esculturas, consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições