Ex-atacante do Palmeiras se libertou das drogas através da fé: “Deus me deu nova vida”

André Neles era conhecido como André Balada, mas ficou livre dos vícios após um encontro com Deus.

Fonte: Guiame, com informações do UOLAtualizado: sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 às 14:27
André Neles atuou no Alecrim Futebol Clube com sede em Natal, no Rio Grande do Norte. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
André Neles atuou no Alecrim Futebol Clube com sede em Natal, no Rio Grande do Norte. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

André “Balada” era o apelido que definia o estilo de vida do jogador André Neles, que teve sua carreira no futebol interferida pela vida noturna agitada e vício em drogas e bebidas. Hoje é aposentado no esporte, mas vive uma vida nova através da fé cristã.

André foi um atacante promissor que surgiu no Atlético-MG no início dos anos 2000, foi vendido para o Benfica e entrou em decadência quando foi emprestado para o Palmeiras em 2003. Aos 41 anos, ele encerrou a carreira pelo Alecrim-RN no fim de 2017. Pouca gente soube de sua aposentadoria ou dos últimos clubes pelos quais passou, segundo o UOL.

Durante o período no Palmeiras, André não conseguiu lidar com a pressão e a sedução do álcool e das drogas. “A droga é uma loucura. Você esquece filhos, esposa... Você esquece que tem mãe, que tem amigos, que tem profissão. A cocaína te joga no mundo do abismo e você fica cego, obcecado. E não consegue enxergar mais nada além da droga. É uma coisa demoníaca, entendeu?”, disse ele.

Depois de uma passagem pelo Marítimo e retorno ao Atlético-MG, André tentou a sorte no Figueirense em 2004, onde teve os mesmos problemas do Palmeiras.

“Nessa fase, eu tinha um monte de mulheres, mas, graças a Deus, não fiz mais filhos. Essa fase do Figueirense foi a pior porque eu já estava à beira da morte, na verdade. Eu já andava armado, já andava na favela, frequentava casa de traficante, vivia só doidão. E não jogava. Foram os piores momentos da minha existência”, conta.  

Convite inesperado

Um convite para ir à igreja foi o início da mudança na vida de André. Depois de muita insistência do goleiro Gustavo, seu companheiro no Figueirense, o jogador visitou um culto.

“É onde começa a minha verdadeira história. Eu fui para a igreja e, chegando lá, o pastor falou: ‘Você aí’. Ele nunca tinha me visto na vida. Eu nunca tinha ido para a igreja. Ele continuou: ‘Vem pra frente que eu quero fazer uma oração pra você’. E o pastor colocou a mão na minha cabeça e, na hora que ele botou a mão na minha cabeça, eu caí no chão. Eu não vi mais nada e comecei a chorar. Parecia que tinha um negócio entrando no meu coração, me limpando, me purificando. E eu chorando, chorando. Mas era um choro de alegria, um choro de esperança, um choro de renovação”, relata.

André foi batizado em 2006 na Igreja Evangélica Quadrangular de Uberlândia. Atualmente, o ex-jogador frequenta a Igreja Advec, em Natal, ligada à Assembleia de Deus, liderada pelo pastor Silas Malafaia.


André Neles recebe oração em uma igreja evangélica. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

“André é uma pessoa diferente. É uma pessoa especial, uma pessoa que tem a sua particularidade. Porém ele, de qualquer forma, não podia ficar da forma que estava. Se ele ficasse da forma que estava, hoje ele não estaria mais conosco. Mas se não fosse eu, com certeza Deus iria levantar outra pessoa”, disse o ex-goleiro Gustavo

Libertação

O ex-atleta está livre das drogas e do álcool há mais de 11 anos, mas conta que, no início, não foi fácil recusar o convite dos amigos para tomar cerveja. “Se eu tomasse um copo, eu usava droga. Se eu não tomava, eu não usava. Então, o que eu fiz? Cortei o mal pela raiz. Me afastei de bar, de balada, de noite... Esses primeiros seis meses foram muito difíceis.

Você está vindo de uma vida naquela pegada de balada e, de repente, abandona tudo da noite para o dia. Então, foi um momento complicado”, confessou.

Depois de ser completamente libertado das drogas e bebidas, o último vício que André deixou foi o cigarro. “Depois que me batizei nas águas, eu parei de fumar. Sou cristão 100%: não bebo, não fumo, não uso droga, não vou pra balada. Eu estou sossegado”, celebrou.

Aposentado desde o fim de 2017, André passou a atuar como músico. Já teve mais de 15 CDs gravados com canções próprias.  

“Encerrei a carreira no Alecrim-RN e conheci a minha esposa, Rayanny Santos. Hoje, temos um filho de sete meses e tive a vida transformada por Deus. Ou seja, da morte, das drogas, ressuscitei e hoje eu tenho uma família, uma vida digna. Não dependo do futebol. O que eu consegui construir dá pra família viver. Mesmo fazendo um monte de besteira, mesmo bebendo, fumando, cheirando, eles não dependem mais de mim. Deus me deu uma nova vida e consegui controlar o meu dinheiro”, destacou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições