Escritor ateu recomenda que crianças leiam a Bíblia para elevar o nível da educação

O biólogo e escritor Richard Dawkins afirmou que as crianças devem aprender mais sobre a Bíblia nas escolas públicas britânicas.

Fonte: Guiame, com informações do TelegraphAtualizado: terça-feira, 20 de junho de 2017 às 13:41
Richard Dawkins. (Foto: Telegraph)
Richard Dawkins. (Foto: Telegraph)

O biólogo evolutcionista e ateu, Richard Dawkins, nunca escondeu sua oposição a qualquer tipo de religião, mas nunca se opôs ao ensino, à busca pelo conhecimento e surpreendeu a muitos, apontando que a Bíblia pode ser uma boa fonte destes recursos.

Em seu best-seller 'The God Delusion' ('A Desilusão de Deus'), Dawkins explorou as raízes da religião na cultura humana e falou que ela pode influenciar a sociedade de maneiras negativas. Dawkins até descreveu-se como um "não-crente profundamente religioso".

Mas falando em um festival de ciências na Inglaterra neste fim de semana, o cientista pediu que a educação religiosa seja ensinada aos alunos das escolas públicas britânicas. Dawkins classificou a religião como um fator importante para a compreensão da História e da cultura e disse que era praticamente impossível estudar a literatura inglesa sem conhecer os antecedentes do cristianismo.

"Eu não acho que a educação religiosa deve ser abolida. Eu acho que é uma parte importante da nossa cultura conhecer a Bíblia", disse Dawkins. "Afinal, muita literatura inglesa tem alusões à Bíblia. Se você procurar no Dicionário Inglês de Oxford, encontrará algo como o mesmo número de citações da Bíblia e de Shakespeare".

Descrevendo o cristianismo como importante para a cultura e a história, Dawkins disse: "A História europeia foi dominada por disputas contra religiões rivais e você não consegue entender a História, a menos que você conheça a história da religião cristã e as Cruzadas".

Dawkins não recomendou que os alunos fossem endoutrinados pelas crenças religiosas, mas sim os encorajou a cultivar uma compreensão sobre o assunto.

"Eu não aboliria a educação religiosa. Acho que poderia substituí-la por algo como religião comparativa e história bíblica e história religiosa", disse ele.

Dawkins estava no evento para promover seu último livro, 'Science in the Soul' ('Ciência na Alma'), no qual ele descreve o Islã como a religião "mais malvada" para cultivar o fanatismo entre seus adeptos. Ele descreveu os muçulmanos moderados, que constituem a maior parte da religião, como suas maiores vítimas.

"É tentador dizer que todas as religiões são ruins, e eu digo que todas as religiões são ruins, mas é uma tentação pior dizer que todas as religiões são igualmente ruins, porque elas não são", disse o autor.

Dawkins é mais conhecido por descrever o conceito de "memes" no livro 'The Selfish Gene', no qual ele descreveu ideias culturais, comportamentos e estilos que se espalham de pessoa para pessoa dentro de um grupo. O conceito é análogo aos genes que se auto-replicam, passam por mutações e evoluem.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições