Homem é forçado a tirar camiseta 'Jesus Salva’ para não ofender clientes de shopping

Cristãos se manifestam no Twitter dizendo estar chocados que o incidente tenha ocorrido na América.

Fonte: Guiame, com informações do New York PostAtualizado: terça-feira, 17 de janeiro de 2023 às 17:13
Homem que usava a camiseta argumentando com os seguranças. (Foto: Reprodução/Twitter/John Mason)
Homem que usava a camiseta argumentando com os seguranças. (Foto: Reprodução/Twitter/John Mason)

Um homem foi obrigado a se retirar do Mall of America — shopping localizado em Bloomington, Minnesota, Estados Unidos — por usar camiseta com a frase “Jesus é o único caminho”. O episódio causou um confronto com os guardas de segurança e gerou uma série de manifestações na internet.

A camisa amarela dizia “Jesus salva” na frente e no verso “Jesus é o único caminho”, com o símbolo “Coexistir” que segundo o portal de notícias americano The New York Post, representa a paz entre as diferentes religiões.

De acordo com o portal, os seguranças alegaram que outros compradores no shopping de Minnesota afirmaram estar ofendidos com a camiseta. John Mason, um usuário do Twitter, publicou um vídeo do incidente onde é possível perceber a afirmação de um dos seguranças: “Jesus está associado à religião e está ofendendo as pessoas”.

O vídeo, publicado no dia 7 de janeiro, mostra o homem tentando argumentar com os guardas, afirmando não ter pregado o evangelho a ninguém.

O segurança informou que a camiseta religiosa era solicitante, ainda que ele não estivesse pregando ativamente.

“Não há permissão de solicitação na propriedade do shopping, que é propriedade privada”,  disse ele no vídeo.

A política do shopping 

A política do shopping também proíbe roupas que tenham linguagem e gestos obscenos, calúnias raciais, religiosas e étnicas que possam criar “perturbação”. Também não são permitidos nas instalações do local piquetes, demonstrações, solicitações, protestos ou petições.

O homem, que vestia camisa amarela, estava com outra peça de roupa por baixo da camiseta. “Estou lhe dando algumas opções. Você pode tirar a camisa e ir à Macy's e fazer suas compras ou pode sair do shopping. Essas são suas únicas opções agora”,  ordenou o guarda.

Por fim, o homem foi autorizado a manter a camisa e fazer suas compras. 

”Após uma breve interação, o cliente não foi obrigado a trocar de camisa e foi autorizado a permanecer no shopping”, disse uma testemunha ao jornal britânico Daily Mail.


Fachada do shopping center. (Foto: Reprodução/ Wikimedia Commons/ Tyler Vigen)

Cristãos se manifestam no Twitter

Crentes se posicionaram sobre o ocorrido e afirmaram estar surpresos que a situação tenha ocorrido nos Estados Unidos.

“Não há como isso acontecer nos EUA. Ele tem o direito de liberdade de expressão para vestir essa camisa e o direito de liberdade religiosa para praticar sua fé em locais públicos. Mais pessoas deveriam usar camisas cristãs naquele shopping”, escreveu a usuária do Twitter Carol Harper.

O pastor Chase Thompson twittou que o homem deveria entrar com uma ação legal contra o shopping.

“Ele deveria processá-los até o esquecimento. Isso não teria acontecido em nenhum lugar dos Estados Unidos até muito recentemente, e certamente não teria acontecido se ele tivesse uma camisa do orgulho”, disse o pastor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições