Igreja Católica elege Robert Prevost, primeiro Papa americano da história

O Papa Leão XIV, um cardeal agostiniano, tem um perfil ideológico que equilibra reformismo moderado e tradição.

Fonte: Guiame, com informações do UOL e CNN BrasilAtualizado: quinta-feira, 8 de maio de 2025 às 18:26
Robert Francis Prevost, novo líder da Igreja Católica, adota o nome Leão XIV. (Foto: Vaticano)
Robert Francis Prevost, novo líder da Igreja Católica, adota o nome Leão XIV. (Foto: Vaticano)

Na tarde desta quinta-feira (08), a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, indicava que os cardeais, reunidos em conclave, haviam escolhido um novo pontífice para suceder o Papa Francisco, falecido em 21 de abril.

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o 267º Papa da história.

Primeiro americano e agostiniano a liderar a Igreja Católica, ele escolheu o nome Leão XIV.

A eleição foi definida após quatro rodadas de votação, alcançando a maioria de dois terços dos 133 cardeais eleitores, o que corresponde a pelo menos 89 votos.

O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, anunciou ao mundo o nome do novo pontífice.

Na cerimônia realizada na sacada central da Basílica de São Pedro, Mamberti proferiu as palavras tradicionais em latim: "Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!" ("Anuncio a vocês uma grande alegria: temos Papa!").

Perfil ideológico

Segundo especialistas, o Papa Leão XIV tem um perfil ideológico que combina reformismo moderado e tradição. Ele é visto como um líder que busca equilíbrio entre diferentes correntes dentro da Igreja Católica, mantendo proximidade com as reformas iniciadas por Francisco, mas sem rupturas drásticas.

O novo pontífice, afirmam especialistas, deve manter a linha adotada por seu antecessor, porém "em seu estilo", prezando pela continuidade sem grandes mudanças estruturais.

Leão XIV se posicionou contra a ordenação de mulheres, argumentando que "clericalizar mulheres" não resolveria os desafios da Igreja.

Além disso, ele expressou opiniões conservadoras sobre temas como educação sexual e ideologia de gênero, defendendo uma abordagem mais tradicional dentro das escolas e dos espaços religiosos.

Seu papado deve ser marcado por uma visão pastoral e missionária, com foco na justiça social, mas sem grandes alterações nas doutrinas centrais da Igreja, dizem analistas.

Primeiro discurso

O novo Papa se apresentou à multidão e concedeu a tradicional bênção "Urbi et Orbi".

"A paz esteja com todos vocês", proclamou Leão XIV em italiano, sendo recebido com aplausos pela multidão que lotava a Praça de São Pedro.

“Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado. Gostaria de oferecer uma saudação de paz para que chegue às suas famílias, a todos vocês, onde quer que estejam. Que a paz esteja com vocês.”

Conclave

O nome de Robert Prevost surpreendeu, por não estar cotado entre os principais candidatos ao cargo.

O conclave reuniu 133 cardeais eleitores de 70 países, sendo apenas 39% europeus. A idade média dos participantes foi de 69 anos, e 81% deles estavam vivenciando seu primeiro conclave.

Além disso, 108 cardeais foram nomeados pelo Papa Francisco, evidenciando sua influência duradoura na Igreja.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições