Jair Bolsonaro passa por cirurgia nesta segunda-feira

A cirurgia teve início por volta das 7h da manhã e deve durar de três a quatro horas.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: segunda-feira, 28 de janeiro de 2019 às 12:55
Jair Bolsonaro está sendo submetido a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia. (Foto: Divulgação)
Jair Bolsonaro está sendo submetido a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia. (Foto: Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro deu entrada na sala de cirurgia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, pouco antes das 7h da manhã desta segunda-feira (28). O procedimento é necessário para a retirada da bolsa de colostomia e religação intenstinal de Bolsonaro.

A previsão é que o procedimento em si dure por volta de três a quatro horas e o pós-operatório deve durar cerca de 10 dias.

A cirurgia está sendo comandada pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo. Há duas possibilidades de procedimentos, que poderão ser adotados pelos médicos. O primeiro deles é unir as duas pontas do intestino grosso que foram separadas para a colocação da bolsa. A fixação pode ser feita com sutura — agulha e linha cirúrgicas — ou com um grampeador cirúrgico.

A outra possibilidade seria cortar uma parte de 20 centímetros do intestino grosso e ligar a outra ponta diretamente ao intestino delgado, já que esta parte tem mais irrigação sanguínea do que o intestino grosso e a circulação de sangue ajuda na cicatrização. Esse segundo procedimento é o mais provável, porque ajuda a prevenir complicações futuras.

Bolsonaro chegou a São Paulo no último domingo (27), passou por uma avaliação clínica e foi submetido a exames laboratoriais e de imagem no hospital, antes de ter a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia e religação intestinal confirmada.

Bolsonaro passa por essa cirurgia de retirada da bolsa de colostomia 144 dias após sofrer um atentado em Juiz de Fora (MG). Uma facada no abdômen acabou causando o rompimento do intestino e por pouco o agressor Adélio Bispo não matou o então candidato à presidência.

No último domingo (27), Jair Bolsonaro publicou um vídeo em seu perfil do Twitter, gravado dentro do quarto do hospital.

"Bem, hoje, domingo, voamos de manhã para SP. Estou aqui em SP, no Albert Einstein, onde amanhã a partir das 7h eu devo ser submetido à cirurgia de retirada da bolsa de colostomia. Deve durar por volta de 3 horas, mas se Deus quiser correrá tudo muito bem. Muito obrigado a todos vocês, mais uma vez. E obrigado também pelas orações. O Brasil é nosso", disse ele.

Ainda no domingo (27), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitou o presidente Jair Bolsonaro no hospital Albert Einstein para atualizá-lo sobre a situação de Brumadinho, cidade de Minas Gerais devastada pelo rompimento de uma barragem, na última sexta-feira (25).

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições