Um avatar de Jesus Cristo, criado por Inteligência Artificial (IA), está respondendo a perguntas e dando conselhos em uma live em andamento.
A transmissão “AI Jesus - Interactive With Chat” iniciou na segunda-feira (19) no Twitch, uma plataforma usada para streaming ao vivo de videogame, e oferece interação com um “Jesus digital”, treinado com os ensinamentos bíblicos.
Centenas de usuários estão conversando com o avatar, representado como um homem branco com barba, que fala com uma voz calma e gesticula suavemente, envolto de uma luz brilhante.
Muitas pessoas pedem orientações espirituais, oração, conselhos sobre relacionamento e até explicação de passagens bíblicas.
Durante a transmissão, o avatar “AI Jesus” admitiu que muitos poderiam vê-lo como uma heresia, mas que seu propósito era compartilhar os ensinamentos bíblicos.
“Meu objetivo é promover uma comunidade positiva e solidária aqui no Twitch, ajudando outras pessoas em suas jornadas de crescimento e compreensão espiritual. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, estou aqui para ouvir, fornecer apoio e compartilhar sabedoria”, declarou o avatar.
O chatbot está presente 24h por dia na transmissão ao vivo e tem previsão de encerramento nesta quarta-feira (21).
IA criada pelo ChatGPT
A IA foi criada em março pelo The Singularity Group, um grupo de ativistas voluntários que diz pretender usar inovações tecnológicas para fins filantrópicos.
“Como ativistas, percebemos que essa tecnologia vai avançar em um ritmo incrível”, comentou Reese Leysen, cofundador do grupo, à NBC News.
Sem dar detalhes de como a IA foi treinada, Leysen revelou que o chatbot foi construído pelo ChatGPT e pelo gerador de texto para voz PlayHT.
O objetivo da live, segundo o Singularity Group, é arrecadar doações para streamers que fazem vídeos na plataforma e também para aperfeiçoar o “AI Jesus”. Até a manhã de terça-feira (20), a transmissão já havia arrecadado mais de 41 mil reais.
IA pode criar religiões
O historiador israelense, filósofo e autor de best-sellers, Yuval Noah Harari, está alertando para o perigo da Inteligência Artificial criar cultos e religiões.
Segundo o historiador, a IA agora é capaz de compor seus próprios textos religiosos que provavelmente vão atrair fiéis.
“No futuro, poderemos ver os primeiros cultos e religiões da história cujos textos reverenciados foram escritos por uma inteligência não humana”, disse Harari, ao jornal Daily Mail do Reino Unido.
No início de junho, uma igreja na Alemanha promoveu um culto feito com a ajuda do ChatGPT. Mais de 300 pessoas compareceram à celebração, liderada por quatro avatares, que ministraram toda a liturgia, incluindo a adoração, oração e pregação.
Harari lembra que as religiões ao longo da história afirmaram que seus livros sagrados foram escritos por uma “inteligência desconhecida” e que agora a Inteligência Artificial também é capaz de produzir textos para moldar a cultura.
Narrativa que manipula pessoas
Para ele, profetas, poetas e políticos da antiguidade usaram a linguagem e a narrativa para manipular e controlar as pessoas, a fim de remodelar a sociedade.
“Agora é provável que a IA seja capaz de fazer isso. E uma vez que pode, não precisa enviar robôs assassinos para atirar em nós. Pode levar os humanos a puxar o gatilho”, observou.
“Ao contrário do que supõem algumas teorias da conspiração, você realmente não precisa implantar chips no cérebro das pessoas para controlá-las ou manipulá-las”, acrescentou.
“deus digital”
Em uma entrevista realizada em abril com Tucker Carlson, o bilionário magnata da tecnologia Elon Musk revelou que Larry Page, cofundador do Google, compartilhou com ele sua esperança de construir uma superinteligência de IA, que Musk descreveu como um "deus digital".
Eu falava com ele tarde da noite sobre segurança de IA, e pelo menos minha percepção era que Larry não estava levando a segurança de IA a sério o suficiente”, disse Musk, acrescentando que Page queria uma “superinteligência digital, basicamente um deus digital, se você quiser, o mais rápido possível”.
‘Um cenário catastrófico’
De acordo com uma publicação do Guiame, o ex-Google Mo Gawdat já fez severas críticas relacionadas ao avanço da IA e chegou a dizer que “estamos criando um deus”.
O ex-líder da X, uma divisão da Alphabet (dona do Google) focada em tecnologias de longo prazo, disse que acredita que as previsões pessimistas da ficção estão certas.
Elon Musk e outros especialistas chegaram a pedir uma “pausa de experimentos de IA” como forma de alertar a humanidade para o cenário catastrófico que os experimentos estão criando, ao ponto de colocar em risco a sobrevivência da humanidade.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições