Jovens da Geração Z que leem a Bíblia têm menos ansiedade, revela pesquisa

O estudo da Sociedade Bíblica Americana mostrou que embora a Geração Z seja a faixa etária mais ansiosa, os jovens envolvidos com a Palavra sofrem menos de ansiedade.

Fonte: Guiame, com informações de Baptist StandardAtualizado: terça-feira, 17 de setembro de 2024 às 20:15
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Priscilla Du Preez).
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Priscilla Du Preez).

Uma pesquisa recente da Sociedade Bíblica Americana mostrou que jovens da Geração Z que leem a Bíblia possuem níveis menores de ansiedade.

O estudo “State of the Bible”, realizado em parceria com National Opinion Research Center da Universidade de Chicago nos Estados Unidos, apontou que a Geração Z (nascidos entre 1997 a 2010), a primeira a crescer com smartphones e tablets, é a geração mais ansiosa de todas.

“Nossos adultos mais jovens (de 18 a 27 anos) têm mais medos, maior ansiedade, menor auto-estima e menos afirmação dos colegas do que qualquer geração mais velha. Esta notícia soa um alarme para todos os cristãos fazerem o que puderem para ajudar", afirmou John Plake, diretor de inovação da Sociedade Bíblica Americana.

Os pesquisadores avaliaram a ansiedade dos entrevistados de todas as gerações em uma escala de 0 a 20. A geração Z teve a maior pontuação (6,6), seguido pelos Millennials com 6,1, Geração X (5) e Boomers (3,3).

Maiores preocupações

As maiores preocupações da Geração Z incluem: medos extremos de luto e perda, problemas familiares, trauma familiar, estresse ou dificuldades financeiras.

Enquanto isso, os jovens da Geração Z que leem a Bíblia apresentam menos ansiedade daqueles que não leem.

"A boa notícia é que nossos dados mostram que a Bíblia faz uma grande diferença. A Geração Z relata muito mais sintomas clínicos de ansiedade do que qualquer grupo mais velho. Mas os jovens adultos que se envolvem com a Bíblia — lendo-a regularmente e aplicando-a em suas vidas — experimentam metade da ansiedade de seus colegas”, explicou John.

Envolvimento com as Escrituras

Os jovens envolvidos com as Escrituras pontuaram 3,4 na escala de ansiedade, enquanto aqueles que não leem a Bíblia marcaram 7,1.

"A Bíblia diz: 'Deus tem cuidado de você, então entregue a ele todas as suas preocupações' (1 Pedro 5:7); ' Não se preocupe com nada, mas ore sobre tudo' (Filipenses 4:6); e 'Não se preocupe com o amanhã' (Mateus 6:34). A partir dessas e de outras dezenas de referências, vemos a Bíblia promovendo a confiança e a oração como respostas poderosas à ansiedade. Então, as pessoas que se envolvem com as Escrituras relatam menos ansiedade? Sim, e a diferença é impressionante”, afirmaram os pesquisadores.

O estudo também descobriu que a Geração Z é a menos propensa a pedir ajuda à igreja e a profissionais da saúde quando lidam com problemas de saúde mental. Eles costumam buscar apoio em um familiar de sua confiança ou nas redes sociais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições