Maioria dos brasileiros é contra liberação do aborto, aponta pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo PoderData entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2025.

Fonte: Guiame, com informações do Poder360Atualizado: segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 às 12:32
A pesquisa ouviu 2.500 entrevistados. (Foto: Unsplash/Anna Hecker)
A pesquisa ouviu 2.500 entrevistados. (Foto: Unsplash/Anna Hecker)

Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2025 revela que 66% dos brasileiros são contrários à liberação do aborto no país.

Este número representa um aumento de 5 pontos percentuais em um ano, atingindo o maior nível registrado desde que a pergunta começou a ser feita, em janeiro de 2021.

Atualmente, 21% dos brasileiros declaram ser favoráveis à liberação do aborto. Esse percentual recuou 3 pontos percentuais em um ano, permanecendo dentro da margem de erro da pesquisa. Além disso, 13% dos entrevistados não souberam responder.

O aborto é permitido no Brasil em casos específicos: quando a gravidez resulta de estupro, quando há risco à vida da mulher e em casos de anencefalia fetal. A legislação não define um limite máximo de dias ou semanas de gestação para a interrupção.

No Brasil, é ilegal interromper a gravidez em casos que não se enquadrem nas hipóteses mencionadas anteriormente.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados entre 25 e 27 de janeiro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

Foram realizadas 2.500 entrevistas em 219 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Para realizar as 2.500 entrevistas representativas por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData realiza dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até localizar os entrevistados que reflitam fielmente o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

O PoderData estratifica os dados por recortes demográficos (sexo, idade, região, escolaridade e renda). Os resultados são próximos aos da população geral, com variações na margem de erro, que podem ser diferentes do estrato total devido à consideração de grupos específicos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições