Manifestações em Hong Kong se intensificam após morte de estudante cristão

No dia 8 de novembro, o estudante Chow Tsz-lok acabou morrendo, devido aos ferimentos, após cair de um prédio, enquanto era perseguido pela polícia.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 14 de novembro de 2019 às 14:41
Protestos se intensificam em Hong Kong. (Foto: Billy H.C. Kwok/Getty Images)
Protestos se intensificam em Hong Kong. (Foto: Billy H.C. Kwok/Getty Images)

Os protestos aumentaram em Hong Kong depois que um estudante cristão morreu devido aos ferimentos sofridos após cair de uma garagem onde policiais entraram em confronto com manifestantes na semana passada em meio a violentas manifestações contra o governo.

"Os manifestantes em Hong Kong acrescentaram ao seu arsenal dardos, arcos e flechas, além de tijolos e bombas de gasolina, enquanto colidem com a polícia armada com gás lacrimogêneo e canhão de água, em violentos impasses que agora se espalham pelos campi das universidades", segundo informações do Telegraph do Reino Unido. A polícia disse que alguns manifestantes "dispararam flechas mergulhadas na gasolina e acenderam fogo" e até usaram "serras elétricas" para atacar seus policiais.

Na última quarta-feira, a polícia usou um barco para evacuar estudantes da China continental que estudavam na Universidade Chinesa de Hong Kong, que agora é barrada por manifestantes e foi palco de violentos confrontos.

Na semana passada, Chow Tsz-lok, de 22 anos, estudante de ciências da computação do segundo ano da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, morreu devido aos ferimentos depois de cair do terceiro para o segundo andar de um estacionamento em Tseung Kwan O, em 4 de novembro, enquanto a polícia realizava uma operação de dispersão nas proximidades com bombas de gás lacrimogêneo, conforme informou o South China Morning Post.

Em resposta à sua morte do estudante, "os manifestantes destruíram uma filial da Starbucks no campus e vandalizaram a varanda do chanceler devido à pressão exercida sobre a universidade para condenar a polícia acusada de perseguir o estudante antes que ele morresse", informou o Telegraph do Reino Unido.

Os médicos realizaram duas operações no hospital Queen Elizabeth para interromper o inchaço na cabeça de Chow. No entanto, o rapaz sucumbiu à parada cardíaca e morreu no dia 8 de novembro.

Amigos descreveram Chow como um cristão conhecido em seu círculo social por sua paixão por esportes e matemática, bem como por sua disposição em ajudar outras pessoas na escola. Numerosas vigílias foram realizadas em toda a cidade em homenagem a Chow, com um momento de silêncio para comemorar o falecido aluno.

Chow estava participando de manifestações antigovernamentais desencadeadas por um projeto de extradição agora retirado. O projeto de lei foi precipitado pelo assassinato de uma adolescente grávida pelo namorado durante as férias em Taiwan. Como o governo de Hong Kong não possui um tratado de extradição com Taiwan, foi proposta uma legislação que permitiria a extradição de suspeitos da cidade para outros países, incluindo a China continental.

Agora, os protestos também incluem apelos por maiores liberdades democráticas e responsabilidade policial em Hong Kong.

Milhares de pessoas, incluindo policiais, ficaram feridas desde o início dos protestos em junho. Nesta semana, a polícia de Hong Kong atirou em um manifestante pró-democracia, e um homem encharcou outro homem com líquido e o incendiou.

Na última quarta-feira, o secretário de Segurança John Lee Ka-chiu disse ao Conselho Legislativo que 3.001 pessoas haviam sido presas em conexão com os protestos em 31 de outubro, entre as 165 com menos de 16 anos, contra 36 em 11 de setembro, de acordo com os números obtidos pelo South China Morning Post.

Igreja agindo

De acordo com uma reportagem da Hong Kong Free Press, voluntários da Protect the Children, liderados pelo pastor Roy Chan, estiveram nos últimos dias se colocando entre a polícia e os manifestantes, protegendo jovens manifestantes da linha de frente com seus corpos.

Outras igrejas na área abriram suas portas para oferecer abrigo nos dias de manifestações.

Poon Yuk Kuen, pastor da Igreja Metodista Chinesa, disse à Imprensa Livre de Hong Kong que vários cidadãos chegaram à igreja em busca de refúgio durante as ações de remoção da polícia de protestos anteriores.

"Algumas pessoas nos disseram que quando chegam aqui sentem paz, mesmo pessoas que não são cristãs", relatou.

Poon acrescentou: "Nos alegramos em receber todos os tipos de pessoas diferentes, não apenas na marcha dos participantes ... quando há confrontos e gás lacrimogêneo e eles precisam vir aqui para se abrigar".

“Não importa que tipo de pessoa você seja, nós o damos as boas-vindas, porque isso é para cumprir nossa fé. Estamos dispostos a amar a todos com o amor de Jesus Cristo”, destacou.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições