Missionário é exonerado da Funai após ser considerado “ameaça” a índios isolados

O pastor Ricardo Lopes Dias foi exonerado da Funai pelo Ministério da Justiça por supostas atividades missionárias com índios isolados.

Fonte: Guiame, com informações do GloboAtualizado: segunda-feira, 30 de novembro de 2020 às 13:52
Missionário Ricardo Lopes Dias. (Foto: Mário Vilela/Funai)
Missionário Ricardo Lopes Dias. (Foto: Mário Vilela/Funai)

Depois de polêmicas em torno de seu histórico como missionário, o pastor Ricardo Lopes Dias foi exonerado pelo Ministério da Justiça da coordenação de índios isolados da Fundação Nacional do Índio (Funai), em decisão publicada na última sexta-feira (27) no Diário Oficial.

Teólogo e antropólogo, Lopes Dias atuou entre 1997 e 2007 como missionário na Amazônia pela Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB). Seu histórico, no entanto, se tornou polêmico desde sua nomeação para o cargo da Funai em fevereiro, levando o Ministério Público  Federal (MPF) a recorrer contra sua nomeação ao Superior Tribunal de  Justiça (STJ).

Segundo reportagem do jornal O Globo, Lopes Dias continuou ligado a missões evangelizadoras de indígenas, o que seria visto como um problema para o órgão. 

“Registros levantados pelo Globo e depoimentos de índios que trabalharam com o pastor  revelaram uma atuação de bastidores do religioso, com foco na formação de futuros ministros que dariam a continuidade ao trabalho por ele iniciado”, diz a publicação.

Ricardo foi ainda acusado de “tentar quebrar a quarentena da Covid-19 e indicar missionários para área de índios isolados”, informa o Globo. A denúncia foi feita pela ex-chefe de proteção no Vale do Javari, Idnilda Obando, em ofício enviado ao Ministério Público Federal (MPF) e à Diretoria de Proteção Territorial da Funai.

No ofício, a servidora acusou Ricardo de “proselitismo religioso junto aos indígenas recém-contatados” e considerou o então coordenador uma “ameaça à  política pública do não contato aos índios isolados”.


Ricardo Lopes Dias é antropólogo e pastor, tendo sido nomeado em fevereiro para um cargo na Funai. (Foto: Arquivo pessoal)

A reportagem indica que Lopes Dias teria permitido “invasões missionárias” no Vale do Javari, o que, de acordo com a descrição de seu cargo, deveria ser impedido por seu setor, responsável por informações sigilosas como a localização exata de povos isolados.

Na ação que pedia a suspensão de sua nomeação, os procuradores do MPF alegam que Lopes Dias tem profundas ligações “com organização que tem por meta estreitar com os indígenas, preferencialmente os isolados e de recente contato, relações de dependência favoráveis à propagação da fé”. 

O MPF sustentou ainda uma ameaça de “genocídio e etnocídio” contra povos indígenas isolados, conflito de interesses, incompatibilidade técnica e risco de retrocesso na política de não contato adotada pelo Brasil desde a redemocratização em relação a esses povos.

A Funai ainda não se manifestou sobre a exoneração. Para o lugar de Lopes Dias, foi nomeado Marcelo Fernando Batista Torres, servidor alocado na Funai do Acre, onde atuava como chefe da Frente de Proteção Etnoambiental Envira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições