Outdoors na Turquia incentivam muçulmanos a se afastarem de cristãos e judeus

A Turquia, que é 98% muçulmana, abriga entre 200.000 a 320.000 cristãos e cerca de 12.000 judeus.

Fonte: Guiame, com informações do Ahval NewsAtualizado: terça-feira, 22 de outubro de 2019 às 15:49
Cartaz com mensagens anticristãs e antijudaicas. (Foto: Reprodução/Twitter)
Cartaz com mensagens anticristãs e antijudaicas. (Foto: Reprodução/Twitter)

Cartazes anticristãos e antijudaicos encontrados pendurados em outdoors na província conservadora central de Konya, na Turquia, provocaram indignação pública.

Os outdoors pertencentes ao município do Partido Islâmico de Justiça e Desenvolvimento (AKP) de Konya contêm um verso do Alcorão que pede aos muçulmanos que se abstenham de fazer amizade com cristãos e judeus.

“Não tome os judeus e os cristãos como aliados. Eles são [de fato] aliados um do outro. [...] De fato, Alá não guia as pessoas erradas'', dizem os pôsteres, citando o Alcorão, capítulo cinco, versículo 51.

Alguns estudiosos islâmicos explicam o versículo, compartilhado nos outdoors sem contexto, bem como outros versículos do livro sagrado muçulmano, foi revelado em resposta aos desenvolvimentos que ocorreram durante o tempo do Profeta Muhammad.

Autoridades das comunidades cristã e judaica da Turquia não comentaram os outdoors.

Konya é conhecida como a cidade mais culturalmente conservadora da Turquia, onde o AKP dominante venceu as eleições locais de março com mais de 70% de apoio.

A Turquia, que é 98% muçulmana, abriga entre 200.000 a 320.000 cristãos e cerca de 12.000 judeus.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições