Projeto de lei quer estudo bíblico obrigatório em escolas das Filipinas

A "Lei Obrigatória de Leitura da Bíblia de 2019" foi apresentada pelo líder da Câmara, Bienvenido Abante, que também é pastor.

Fonte: Guiame, com informações do GMA NewsAtualizado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 às 17:32
Crianças filipinas com materiais de estudos bíblicos. (Foto: Reprodução/Philippine Bible Society)
Crianças filipinas com materiais de estudos bíblicos. (Foto: Reprodução/Philippine Bible Society)

O líder da minoria da Câmara, Bienvenido Mirando Abante Jr, representante histórico do 6º Distrito de Manila, nas Filipinas, apresentou um novo projeto de lei que visa tornar o estudo da Bíblia uma exigência para estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio em seu país.

"Se apenas a Bíblia for lida, proclamada, obedecida e praticada, as Filipinas, nosso país amado e único, seriam um lugar muito melhor para se viver, e nosso governo seria um governo de honestidade, retidão e ordem", disse ele, de acordo com a rede GMA.

Abante, que também é pastor, acredita que tornar a leitura da Bíblia obrigatória para os alunos melhorará a qualidade de vida nas Filipinas.

Chamado de "Lei Obrigatória de Leitura da Bíblia de 2019", o projeto de Abante diz que "o Estado reconhece o papel vital da juventude na construção da nação e deve promover e proteger seu bem-estar físico, moral, espiritual e social".

A responsabilidade das instituições educacionais do país, diz o projeto, é "ensinar os direitos e deveres da cidadania, fortalecer valores éticos e espirituais, desenvolver caráter moral e disciplina pessoal e incentivar o pensamento crítico e criativo".

O projeto declara que os alunos do ensino fundamental e médio estão em idade avançada para serem fortalecidos nas áreas listadas acima e se baseia na “convicção de que a Bíblia é um livro de instruções, princípios e padrões justos e um livro de moral e valores espirituais”.

Através do projeto, Abante propõe que os assuntos de inglês e filipino exijam que os alunos leiam, discutam e testem a Bíblia. Notavelmente, o projeto prevê estudantes de outra fé - estudantes muçulmanos estudam o Alcorão em vez da Bíblia.

Se o projeto de Abante for aprovado na Câmara e no Senado, o presidente Rodrigo Duterte decidirá se o assina ou veta. Se ele vetar, a Câmara dos Deputados pode anular o veto com uma maioria de 2/3 dos votos. Se o presidente optar por não agir, o projeto se tornará lei automaticamente após 30 dias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições