Remoção de texto bíblico do Palácio de Berlim causa polêmica

Devido à reconstrução de prédio histórico, uma discussão foi levanta: se a cruz e a inscrição na cúpula também deveriam ser reconstruídas.

Fonte: Guiame, com informações do Evangelical FocusAtualizado: sexta-feira, 11 de novembro de 2022 às 12:02
Cruz e texto bíblico na cúpula do Fórum Humboldt, Palácio de Berlim, devem ser removidos. (Foto: Alexander Naumann/Pixabay)
Cruz e texto bíblico na cúpula do Fórum Humboldt, Palácio de Berlim, devem ser removidos. (Foto: Alexander Naumann/Pixabay)

Atual a sede do Fórum Humboldt, o Palácio de Berlim foi reconstruído como edifício histórico, seguindo uma decisão do Bundestag (parlamento alemão). Durante a reconstrução, uma discussão foi levanta: se a cruz e a inscrição na cúpula também deveriam ser reconstruídas em sua forma original.

Escolhida pelo rei prussiano Friedrich Wilhelm IV no século 19, a inscrição, combina dois versículos da Bíblia: Atos 4:12 e Filipenses 2:10 – “Não há salvação em nenhum outro, nem há outro nome dado aos homens, senão em nome de Jesus, para glória de Deus Pai. Que em nome de Jesus se dobrem todos os joelhos dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra”.

Polêmica

A possível remoção da inscrição bíblica e cruz do Palácio de Berlim está causando polêmica com os críticos reclamando que o texto expressa uma reivindicação política ao domínio do cristianismo, o que contraria os valores democráticos da Alemanha e o espírito humanista cosmopolita do Fórum Humboldt.

Ministra de Estado da Cultura, Claudia Roth, propôs cobrir temporariamente o versículo bíblico “com textos alternativos e reflexivos”, iluminado à noite por luz LED, como parte de um projeto artístico.

A Aliança Evangélica Alemã (EAD) entrou no debate emitindo um comunicado, onde sublinha que “é direito da política questionar uma inscrição num edifício público e perguntar sobre o seu significado para a sociedade de hoje. Não vemos isso como um ataque à liberdade religiosa”.

“Mas como o Palácio é uma reconstrução histórica, que como tal foi decidida pelo Bundestag, também não vemos razão para ter os mesmos debates de poucos em poucos anos”, acrescenta a instituição.

A EAD reconhece que “um versículo da Bíblia pode ser mal utilizado e, claro, foi usado por Frederico Guilherme IV para legitimar seu próprio poder como dado por Deus”, mas “ao mesmo tempo, pode ser entendido o contrário, e assim também foi pretendido pelos autores dos textos”.

Também em comunicado, o governo federal alemão disse que “está ciente do problema que surge da restauração do simbolismo monárquico e cristão na construção de uma instituição como o Fórum Humboldt, que se justifica em termos de planejamento urbano e cultura construtiva, mas que também pode ser interpretada política e religiosamente”.

Evangélicos

O corpo evangélico explica que “quem dobrar os joelhos diante de Cristo pode (e deve) ficar de pé diante de qualquer governante e precisamente não se curvar a ele. A confissão do governo de Cristo é uma rejeição da ditadura e da tirania”.

Além disso, a EAD apoia o projeto de arte temporária, que, acredita, “pode certamente contribuir para promover o debate sobre o conteúdo dos versos”.

Por isso afirmam que “as igrejas cristãs devem ter um papel de liderança no projeto”, e alerta que “o projeto não deve ser usado como uma tentativa de difamar os valores cristãos e bani-los da sociedade”, porque “o cristianismo pertence à Alemanha”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições