Khon Khan nasceu em uma família budista pobre no Camboja. Com dez irmãos, o menino precisou lutar para sobreviver e ter um futuro melhor.
Quando o negócio de seu pai faliu, Khon precisou sair da escola. A situação da família piorou após a mãe se suicidar devido a uma depressão severa.
“Depois que minha mãe faleceu, não tinha mais esperança, não tinha dinheiro, meu pai se casou novamente. Minha vida ficou cada vez pior”, lembrou ele, em entrevista à CBN News.
Lutando para sobreviver
Passando fome, Khon decidiu morar em um templo budista e servir aos monges para receber educação de forma gratuita.
No mosteiro, o menino enfrentou maus tratos dos monges. Depois de alguns anos, ele foi embora do local.
"Eles sempre dizem palavrões e insultam todas as crianças. A partir daquele momento, eu não queria mais ser um monge budista”, contou Khon.
Sem enxergar perspectiva de melhora de vida, o jovem acabou ingressando em uma gangue. “Eu me tornei um gângster e queria brigar”, disse.
Guiado por Deus para uma igreja
Khon não encontrou satisfação no mundo do crime e pensou em se suicidar. Até que ele teve uma experiência sobrenatural que mudou sua vida para sempre.
“Eu realmente queria me matar. Enquanto pensava sobre isso, uma voz me disse: ‘Se você quer ter esperança em sua vida, quer ter um bom futuro, deve saber falar inglês porque seu país precisa de alguém para traduzir para estrangeiros’”, relatou.
Então, o jovem perguntou a um amigo gangster se conhecia um professor de inglês que desse aulas gratuitas.
E o amigo respondeu: “Ah, sim, eu conheço professores que ensinam inglês gratuitamente. Mas o problema, é que é em uma igreja cristã”.
Khon Khan decidiu frequentar as aulas ministradas por missionários filipinos treinados pelo Centro Asiático de Missões (ACM). Lá, ele também ouviu sobre o Evangelho e participou de cultos.
"Meu pastor disse que todo aluno deveria pregar o Evangelho para dizer às pessoas: ‘Venha à igreja. Caso contrário, você não se formará’”, afirmou Khon.
“Eu obedeci e depois de 5 meses, finalmente, percebi que Jesus é o Salvador. Então aceitei o Senhor. A partir desse momento, me comprometi a servir a Deus com toda a minha vida", testemunhou.
Plantador de igrejas
Hoje Khon Khan é pastor no Camboja. (Foto: Reprodução/CBN News).
O jovem foi transformado por Cristo, deixou a vida de gangster e se tornou um evangelista em seu país.
Hoje, Khan pastoreia uma igreja em sua província em Kampong Thom. Ele já ajudou a plantar 200 igrejas nas 24 províncias do Camboja e discípula pastores.
Sabendo o que é passar fome na infância, Khon realiza uma ação social todos os domingo para alimentar crianças em 25 aldeias ao redor de Kampong Thom.
Ele também atua como Subsecretário de Culto e Religião no Camboja, uma função que permite que o pastor proteja as igrejas cristãs, principalmente em aldeias remotas, onde os cristãos são mais perseguidos.
Hoje Khon Khan é pastor no Camboja. (Foto: Reprodução/CBN News).
O evangelista disse que está comprometido a alcançar mais aldeias e tribos para Jesus em seu país.
Khon agradeceu o Centro Asiático de Missões por ter lhe apresentado as Boas Novas do Evangelho.
“Sem a missão, eu poderia ter sido morto porque era gângster ou estaria na prisão. Mas pela graça de Deus através do ACM, Deus me chamou para fora da escuridão. Eu costumava ser o menino que estava sem esperança e desamparado, mas agora Deus está me usando para abençoar todo o Camboja”, declarou.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições