Homem desenganado pelos médicos é curado e batizado no RS: ‘Vou ganhar muitos para Ele’

Após mais de 30 dias internado em estado grave e sem diagnóstico, Paulo Varella Nunes sobreviveu e se rendeu a Cristo.

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 30 de dezembro de 2025 às 15:07
O batismo de Paulo. (Foto: Reprodução/Instagram/Renan Nunes)
O batismo de Paulo. (Foto: Reprodução/Instagram/Renan Nunes)

Um ano após enfrentar um quadro grave de saúde sem diagnóstico definido, um homem superou os prognósticos médicos, aceitou Jesus e se batizou, no Rio Grande do Sul.

Paulo Varella Nunes permaneceu mais de 30 dias internado, entre a vida e a morte, enquanto médicos tentavam identificar a causa de seu estado clínico. Apesar do acompanhamento de mais de 10 especialistas, não houve um diagnóstico concluído.

“Há exatamente um ano, meu pai estava em um leito de hospital, entre a vida e a morte. Foram mais de 30 longos dias de internação, sem um diagnóstico, vendo uma das pessoas que eu mais amo definhar diante dos meus olhos”, disse o advogado Renan Nunes, filho de Paulo. 

“A medicina, com toda a sua sabedoria, não encontrava respostas. O medo era constante, mas o pior dia foi quando ele olhou para mim e não me reconheceu. Este foi um dos piores momentos da minha vida”, acrescentou.

Após esse episódio, Renan entrou em contato com o pastor Ozéias Nunes, da Igreja Batista Betel, em Santa Rita, Guaíba, pedindo que ele fosse ao hospital para orar por seu pai. Naquela noite, o pastor, acompanhado do líder Marcelo Lopes, foram ao hospital:

“Em um ato de fé e desespero, pedi que fosse ao hospital dar uma bênção ao meu pai. Talvez a última. No leito dele, naquele momento de fragilidade e incerteza, meu pai aceitou Jesus como seu único e suficiente salvador”.

‘Do quase adeus ao recomeço em Cristo’

Após se render a Cristo, Paulo também fez uma promessa: “Eu vou sair daqui, vou entregar minha vida para Jesus e vou levar muitas vidas comigo”.

No dia seguinte, ele começou a apresentar melhora. Conforme Renan, a recuperação aconteceu de forma progressiva e surpreendeu os médicos, que acompanhavam o caso havia semanas. 

“O inexplicável aconteceu. Ele começou a melhorar. Dia após dia, a força voltava, a saúde se restabelecia. Era a promessa começando a se cumprir”, afirmou o filho.

Então, no último domingo (28), celebrando um ano de sua recuperação, Paulo foi batizado, declarando publicamente sua fé em Jesus. 

“Hoje, a terra e o céu estão em festa. Hoje, meu pai cumpre a promessa que fez no seu momento de maior fraqueza. Ele está se batizando, declarando publicamente sua fé e seu renascimento. E o pastor que o batiza é o mesmo que o abençoou naquele leito de hospital, o agora ‘nosso’ Pr. Ozeias”, testemunhou Renan.

O momento foi marcado por mais uma surpresa, Paulo não sabia que o filho participaria do batismo. Renan entrou no tanque batismal sem que ele percebesse e, quando o pai o viu, se emocionou levando a igreja a glorificar a Deus.

Por fim, Renan citou a passagem bíblica em Jeremias 32:27, que diz: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiadamente difícil para mim?”.

“Vê-lo renascer e poder estar literalmente ao seu lado foi, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes que a vida já me deu. Do quase adeus ao recomeço em Cristo. Bem-vindo de volta, pai. Sua nova vida é o nosso maior testemunho”, concluiu.

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições