Nascido de estupro e abusado na infância, jovem encontra Jesus e se torna pastor

Richard Pope conheceu Cristo aos 15 anos, através de um colega de trabalho e teve a vida restaurada por Deus.

Fonte: Guiame, com informações de The Gospel Coalition Atualizado: terça-feira, 19 de dezembro de 2023 às 15:43
Richard Pope conheceu Jesus aos 15 anos. (Foto: Instagram/Richard Pope).
Richard Pope conheceu Jesus aos 15 anos. (Foto: Instagram/Richard Pope).

Richard Pope, dos Estados Unidos, é um testemunho vivo do poder de Deus para restaurar vidas.

Sua mãe, que era viciada em cocaína, estava trabalhando no carnaval quando um conhecido a estuprou. A jovem ficou grávida de Richard e voltou para o ex-esposo abusivo.

“Minha primeira lembrança é ouvir minha mãe gritar e chorar. Estou sentada em um berço em algum motel sujo e [o marido dela] está espancando minha mãe”, contou Pope, durante participação no podcast da NAMB.

O menino cresceu em um lar disfuncional. Para escapar do marido violento, sua mãe se mudou com ele por diversas vezes para morar em casa de parentes.

Aos 5 anos de idade, Richard foi abusado por um tio na véspera de Natal. “Ele me sodomizou, bem ali na frente da árvore de Natal”, revelou ele.

Sua mãe descobriu e denunciou o criminoso às autoridades. Richard passou a ser acompanhado por profissionais da saúde mental.

Lutando com sua saúde mental

Na adolescência, os traumas de sua infância pioraram depois que um primo tentou suicídio. Richard desenvolveu doenças mentais, também tentou tirar sua própria vida e precisou ser internado em um hospital psiquiátrico.

Por enfrentar o sofrimento desde cedo, o jovem não tinha fé. “Eu era um garoto que odiava a ideia de Deus”, observou Richard.

Até que, aos 15 anos, ele começou a trabalhar em uma lanchonete. Lá ele conheceu um colega, chamado Harold, que havia se convertido a Cristo a pouco tempo.

“Ele realmente sentiu que precisava compartilhar o Evangelho e simplesmente não me deixava em paz”, lembrou Richard.

Mesmo sem se interessar pela fé cristã, ele notou o bom testemunho que Harold tinha no trabalho e a bondade que demonstrava pelas pessoas.

“Eu sabia que ele estava tentando me converter. E eu não tive defesa contra isso porque era genuíno. Ele estava falando sério 100 por cento”, disse Richard.

Encontro com Jesus


Richard Pope já batizou 115 pessoas em sua igreja. (Foto: Instagram/Richard Pope).

Ele acabou indo à igreja com Harold, ouviu sobre o sacrifício de Jesus na cruz pelos seus pecados e aceitou a Cristo. Duas semanas depois, ele foi batizado nas águas.

Logo, ele começou a viver uma transformação em sua vida. Entusiasmado com o Evangelho, o adolescente passou a ler a Bíblia e a orar. 

Richard melhorou em seu comportamento em casa e na escola. E passou a ajudar em sua igreja local.

Mais tarde, ele se sentiu chamado para o ministério. Enquanto se preparava para se tornar pastor, Richard aprendeu sobre a soberania de Deus com um mentor. Ele creu que todo sofrimento que havia passado tinha um propósito.

“Se eu tivesse que ir para o deserto para este testemunho, então me envie novamente, Jesus. Deus é sempre fiel e caminha com nós”, declarou ele.

Ajudando vítimas

Mais tarde, guiado por Deus, Richard plantou uma igreja em Salisbury, no estado de Maryland. O novo pastor pregou o Evangelho à comunidade jovem e artística da cidade. 

Através de seu testemunho de cura e restauração, ele pode ajudar outras vítimas de abuso sexual e abuso familiar, ou pessoas que lutavam contra o vício. “Muitos na minha igreja estavam lutando contra doenças mentais”, contou.

A congregação multiracial cresceu e Richard batizou 115 pessoas, uma delas era sua mãe. “Esse foi um grande momento de restauração para mim”, testemunhou o pastor.

Hoje, Richard Pope enfrenta um câncer e continua servindo sua igreja, ao lado da esposa. Ele diz que aprendeu a descansar na soberania de Deus.

“Enquanto Jesus estiver em seu trono, todo o resto dará certo. Deus está comigo, então não estou sozinho”, concluiu ele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições