‘Prego o Evangelho a cada pessoa que prejudiquei’, diz ex-guerrilheiro que virou pastor

Fernando abandonou as armas para seguir Jesus e pregar a Palavra na Colômbia.

Fonte: Guiame, com informações de Portas AbertasAtualizado: terça-feira, 14 de março de 2023 às 12:07
Pastor Fernando. (Foto: Portas Abertas)
Pastor Fernando. (Foto: Portas Abertas)

Fernando (nome fictício por razões de segurança), vive na Colômbia e hoje é um pregador do Evangelho, mas no passado se envolveu com atividades ilegais. A falta de perspectivas no país leva muitos jovens a entrar para os grupos armados em busca de poder e dinheiro para sustentar suas famílias.

Esse foi o caminho que Fernando seguiu aos 16 anos quando entrou para o principal grupo de guerrilha colombiano, o Autodefensas Unidas de Colômbia (AUC). 

Conforme a Portas Abertas, que conta sua história e o apoia, a atmosfera de ódio e vingança estava sempre ao redor de sua vida com disputas e ataques entre as guerrilhas.

Embora o jovem já tivesse ouvido sobre Jesus em sua infância, seu coração estava endurecido pela ira: “Eu trabalhava na roça quando criança. Ali aprendi sobre o amor e o temor a Deus, mas nunca acreditei”.

‘Eu não seguia Jesus, mas admirava os cristãos’

O pastor conta que se sentia atraído por Cristo, mas ainda não tinha uma aliança com Ele: “Apesar de não seguir a Jesus, eu admirava os cristãos e tinha o desejo de ser como eles quando crescesse”.

Ele cresceu e primeiro passou por momentos difíceis até ser preso. E foi no cárcere que ele foi discipulado e começou a buscar mais a Deus, a orar e ler a Bíblia.

Ao sair da prisão, estava determinado a ter uma nova vida, mesmo sabendo que  deixar a guerrilha significaria viver em perigo e enfrentar a oposição da comunidade, dos ex-companheiros e também dos familiares que, em muitos casos, não acreditam na conversão.  

‘Vou pregar o Evangelho a quem prejudiquei'

Fernando foi perseverante e há sete anos caminha com Jesus. Hoje, com 37 anos, ele é pastor na cidade de Buenaventura, próximo ao vilarejo onde nasceu.

Os ex-companheiros da guerrilha continuam perseguindo o cristão, mas ele tem clareza da missão que lhe foi dada: “Deus me protegeu em todos os momentos. Eu entendo que ele quer que eu permaneça aqui, onde fiz muito mal, para fazer o bem agora”. 

“Escolhi anunciar as boas novas do Evangelho para cada pessoa que prejudiquei”, continuou. Escolher ser um cristão, na Colômbia é realmente desafiador, principalmente para aqueles que se tornam pastores e lideram a Igreja no país que faz fronteira com o Brasil. 

A Colômbia ocupa 22º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2023 e por lá os cristãos são atacados com violência, ameaçados, assediados, extorquidos e até assassinados. 

Os crimes são cometidos por guerrilheiros, especialmente nas áreas mais remotas do país. Na maioria dos casos, a violência é resultado direto das denúncias que os cristãos fazem contra a corrupção, a violência e as violações dos direitos humanos e ambientais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições