Transformados por Jesus, ex-drag queen e ex-lésbica se casam: “A graça superabundou”

Riquelmo e Aline tiveram suas identidades restauradas por Cristo. Após anos de espera, eles se encontraram e iniciaram uma família, em julho deste ano.

Fonte: Guiame, com informações de Edifique PodcastAtualizado: sexta-feira, 7 de novembro de 2025 às 16:07
Riquelmo e Aline casaram, após serem restaurados por Deus. (Foto: Reprodução/YouTube/Edifique Podcast/Reprodução/Instagram/Riquelmo Araujo).
Riquelmo e Aline casaram, após serem restaurados por Deus. (Foto: Reprodução/YouTube/Edifique Podcast/Reprodução/Instagram/Riquelmo Araujo).

O casal Riquelmo Araujo e Aline Matos testemunharam como Jesus os resgatou da homossexualidade e os ajudou a formar uma família, durante participação no Edifique Podcast.

Por anos, eles viveram perdidos em suas identidades como homem e mulher após várias experiências traumáticas.

Na infância, Riquelmo foi criado por uma mãe superprotetora em uma família não cristã e teve acesso à pornografia com apenas 10 anos de idade. 

“Eu não tinha desenvolvido uma atração por mulher, era muito criança. Então quando eu olhei a cena, eu acredito que acabei me identificando mais com o homem por ser um homem”, contou ele, durante participação no Edifique Podcast.

Um ano depois, aos 11 anos, o menino sofreu violência sexual de um homem, o que deturpou ainda mais sua identidade masculina.

“Eu sofri uma tentativa de abuso quando eu estava na piscina e um homem mais velho passou a mão em mim duas vezes”, revelou.

“Por exemplo, se uma mulher sofre um abuso, alguns estudos dizem que ela pode se sentir atraída pelo próprio abusador. Imagina uma criança, né? Ser tocado indevidamente ali, começou a gerar em mim uma certa curiosidade”.

Identidade masculina ferida

Além disso, Riquelmo enfrentou o complexo de inferioridade. “Eu não me sentia tão homem quanto os outros homens. E todas essas questões acabou ajudando a me encontrar na homossexualidade. Porque eu acabei me sentindo ferido na identidade do que é ser um homem. Infelizmente meu pai não foi tão presente como referência”, lembrou.

Na adolescência, ele foi encorajado a viver o estilo gay, com muitas pessoas lhe dizendo que possuía “trejeitos”. 

Riquelmo acabou acreditando e começou a viver como homossexual.  Ele chegou a atuar como drag queen e, certa vez, foi coroado como rainha da Parada Gay de Natal em 2009.

29 anos vivendo como lésbica

Já Aline Matos viveu como lésbica durante 29 anos. Ela contou que tudo começou na infância. Criada com três irmãos homens, ela passou a se identificar com eles.

Segundo Aline, ver sua mãe sofrer violência doméstica de seu marido criou nela uma barreira com os homens.

“Sabemos que nascemos com uma natureza caída, então tudo o que o inimigo puder fazer para que a gente desvie do curso que Deus tem para nós, ele vai fazer”, comentou ela.

Porém, na época, Aline acreditou que havia nascido com uma identidade masculina. “Eu sempre fui bem aceita de ‘menininho’, então dizia: ‘Eu nasci assim’”, relatou.

“Por causa desse bloqueio, eu tive que parecer homem para que eu não sofresse aquilo que via a minha mãe sofrer. Isso vai gerando na gente junto com a natureza caída”, acrescentou.

Aos 15 anos, ela cortou o cabelo e passou a usar roupas masculinas. Porém, Deus tinha outros planos para Aline e para Riquelmo. 

Profecia no meio da rua

Em 2010, o travesti ouviu o Evangelho pela primeira vez ao receber uma palavra profética de uma cristã no meio da rua.

“[Ela disse] que eu tinha um chamado e que enquanto eu não vivesse esse chamado na minha vida, nada daria certo. Foi uma ‘irmãzinha do coque’, uma pessoa totalmente desconhecida”, contou Riquelmo.

Dois anos depois, o jovem teve um sonho sobrenatural com o próprio Jesus. “Eu vi um homem de veste branca que era Jesus. Eu enxergava o olhar Dele. É como se Ele dissesse: ‘Segue-me’. Só que eu estava em cima de um muro, como se eu tivesse que tomar uma decisão. Ou eu ia pro lado dele ou para outro lado”, disse.

Anos depois, enfrentando problemas financeiros, Riquelmo foi a um culto da Igreja do Nazareno em Campinas, a convite de uma amiga.

“Viver como homossexual era uma vida difícil. Romantizam né? ‘Sai do armário e seja feliz’, mas a longo prazo a pessoa começa a ver os frutos. No início, é tudo muito bonito, mas a longo prazo existe um peso muito grande. Eu não me sentia feliz como homossexual, eu me sentia preso”, refletiu Riquelmo.

Batizado no Espírito Santo

Ele passou a buscar a Deus, desejou ter uma nova vida e aceitou Cristo como seu Salvador. 

“Eu vivi o sobrenatural do Senhor. Quando falei que entregava minha vida para Ele, quando meu coração não tinha mais nenhuma barreira, eu tive o batismo com o Espírito Santo”, testemunhou.

“Quando eu acordei no outro dia, o mundo estava mais claro. Comecei a sentir uma paz que excede todo entendimento. A depressão que eu tinha sumiu e pela primeira vez eu me senti completo”.

Riquelmo passou por um processo de libertação e transformação, e deixou o homossexualismo. “Tomei essa decisão de renunciar, porque entendi que Deus tinha algo novo na minha vida. Senti uma graça sendo derramada”, destacou.

Mais tarde, o convertido foi para um seminário com o propósito de se preparar para o ministério.

“Vá para a igreja”

Aline também foi resgatada por Deus através de uma namorada que era desviada. Após se relacionarem por dois anos, a mulher terminou o namoro porque havia voltado para Jesus, em 2017.

“Eu falei para ela: ‘O que eu vou fazer da minha vida agora?’. Ela falou assim: ‘Vai para igreja’”, afirmou Aline.

A lésbica passou a frequentar cultos e começou a ser tocada pelo Evangelho. Após sonhar com Jesus, Aline se converteu em casa.

“Eu comecei a chorar e me ajoelhei. Eu falei assim: ‘Deus, eu não te conheço. Eu não sei se o Senhor existe mesmo. Se a vida toda que eu vivi foi uma mentira e te desagrada, então eu me entrego hoje, me transforma’”, lembrou.

Ela passou a ler a Bíblia e conheceu a verdade sobre sua identidade. “As escamas caíram, foi como se eu começasse a enxergar tudo diferente. Eu fui liberta. Onde abundou o pecado, superabundou a graça”, testemunhou.

Encontro de improváveis

Após sete anos vivendo solteira, Aline começou a sentir atração por homens. Até que um dia, ela viu Riquelmo no podcast da Karina Bacchi, se identificou com seu testemunho e entrou em contato com ele pelas redes sociais.

Riquelmo também estava esperando no Senhor por uma esposa há 6 anos. Ele e Aline se conheceram e se apaixonaram.

Em julho deste ano, eles se casaram e iniciaram sua família. “Foi Deus quem escreveu essa história, nosso primeiro beijo foi no altar debaixo da benção de Deus. Ele é o centro do nosso lar”, declarou Riquelmo, em postagem no Instagram.

E ressaltou: “Aquele que tem um encontro verdadeiro com Jesus jamais consegue ser a mesma pessoa. Ele passa a viver uma nova identidade em Cristo, restaurado no propósito para o qual foi criado desde o princípio. Quando Deus estabeleceu que o homem deixaria pai e mãe e se uniria à sua esposa, tornando-se ambos uma só carne, Ele revelou o Seu projeto perfeito: a família”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições